O acesso remoto é uma das estratégias mais eficientes para quem busca otimizar a autonomia dos funcionários na empresa e garantir disponibilidade dos sistemas. A abordagem ajuda na organização interna e gera uma série de vantagens e impactos positivos para as companhias. Logo, é fundamental aprender mais sobre o conceito e sua importância no contexto moderno.
Com o avanço das tecnologias, as possibilidades se expandiram, assim, a empresa consegue fazer muito mais com essa estratégia. Para garantir os benefícios e entender como esse termo é aplicado, acompanhe os tópicos a seguir.
O que é acesso remoto?
Um problema comum no dia a dia das empresas é a indisponibilidade de sistemas internos. Esse tipo de cenário aponta para a necessidade de um suporte especializado da área de TI, a fim de recuperar a saúde das operações e dos equipamentos. Contudo, o fato de que essa assistência deve ocorrer apenas presencialmente se torna outro entrave, que acumula como um problema maior.
Da mesma forma, existe a situação em que colaboradores só podem ser produtivos quando estão conectados às suas máquinas, nas estações de trabalho. Isso limita as possibilidades e gera lentidão nos processos, atrapalhando o fluxo produtivo e o acompanhamento das demandas dinâmicas do mercado.
Para lidar com esses cenários, surgiu o acesso remoto, uma tecnologia que permite que um computador seja acessado de qualquer lugar e de outro dispositivo. Ou seja, o usuário pode acessar um PC por meio de outro PC, em outro ponto da cidade, da empresa ou do país.
Essa possibilidade é uma inovação que permite mobilidade e elimina barreiras geográficas para impulsionar as operações internas. Assim, é possível obter o contato de profissionais a distância, bem como a comunicação e o compartilhamento de dados entre pessoas que não estão fisicamente próximas.
Isso fortalece o trabalho colaborativo e desafia os principais problemas que os gestores de TI enfrentam diariamente ao oferecer suporte a outras áreas de uma empresa.
Como funciona?
O acesso e conexão entre dispositivos se dá via VPN (rede privada virtual) ou um sistema que permita a conexão remota, como um gateway. Qualquer dispositivo pode se conectar a um PC, ou seja, não é restrito a outro equipamento com mesmo poder computacional. Para que isso ocorra, no entanto, a condição é que ambos possuam um software centralizador instalado, o que vai permitir a comunicação.
Assim, o computador que acessa remotamente vai ter à sua disposição uma imagem do outro sistema, que está a distância, e poderá controlar o aparelho e realizar alterações e configurações específicas. A conexão só acontece quando há autenticação em ambas as pontas, uma estratégia para evitar problemas de segurança.
Na prática, muitas empresas já utilizam esse paradigma a fim de permitir que seus colaboradores trabalhem via home office, diretamente de suas casas. Assim, existe maior mobilidade e praticidade, o que rende um desempenho mais satisfatório.
Existe também a possibilidade de realizar suporte técnico dessa maneira, sempre que houver necessidade. Isso elimina a demora e otimiza as soluções nos momentos em que gargalos surgirem.
Quais as vantagens do acesso remoto?
Neste tópico, vamos examinar as principais vantagens do acesso remoto para empresas.
Redução de custos
Essa é uma vantagem poderosa para a gestão. Com o suporte a distância, por exemplo, é possível economizar custos de deslocamento dos profissionais especializados, visto que o trabalho é realizado inteiramente a distância. Da mesma forma, os resultados surgem mais rápido, o que reduz perda de dinheiro.
No caso do trabalho remoto de colaboradores, em home office, dá para obter redução nos gastos com consumo de recursos internos, como energia elétrica, e o aparato necessário para que as máquinas funcionem.
Aumento da produtividade
Outra característica é o aumento de agilidade nos processos e produtividade. Como mencionamos, o suporte remoto é muito mais rápido do que o comum, já que elimina a necessidade de presença física dos funcionários.
Eles podem resolver os problemas assim que forem acionados, inclusive, auxiliando os outros colaboradores em tempo real. Desse modo, tudo volta ao normal rapidamente. Isso permite produção maior em menos tempo, com menores despesas de recursos e menos esforço.
Se existe mobilidade interna, com essa possibilidade de membros acessando sistemas sem se deslocarem, há mais agilidade nos fluxos operacionais. Os profissionais se comunicam melhor e conseguem cooperar entre si, gerando, inclusive, um serviço mais rápido e preciso para os clientes. Evidentemente, essas vantagens implicam suporte à continuidade saudável da empresa e crescimento.
Maior segurança
Quando falamos em acesso remoto, a segurança é outro conceito que devemos destacar. Com a possibilidade de obter um suporte tão acessível e ágil, a empresa facilmente consegue maximizar a disponibilidade dos sistemas internos, além de garantir proteção eficiente contra os possíveis riscos e vulnerabilidades.
Essa tecnologia dá assistência a um cuidado mais completo, com mais ferramentas para que os funcionários de TI reforcem a proteção das aplicações.
Realização de manutenção preventiva
Proatividade é um termo-chave nos ambientes empresariais atualmente. Ser reativo, isto é, responder aos problemas somente depois que acontecem, é ser lento demais e expor a companhia a riscos que podem se tornar incontroláveis. Portanto, o objetivo é realizar manutenções preventivas, explorando a capacidade de saber o que pode acontecer e se preparar para as possíveis situações.
Em termos práticos, isso significa que a equipe de TI consegue solucionar problemas nos equipamentos antes que eles apresentem falhas graves, o que, naturalmente, previne essas paradas operacionais. O suporte remoto não impede que os membros trabalhem nos sistemas a qualquer momento, por isso, agiliza as manutenções e atualizações.
Se a gestão consegue se preparar para os problemas, se mantém sólida diante da dinâmica do mercado e de eventualidades perigosas. Assim, a relação com os clientes permanece forte, com a garantia de bons resultados sempre, o que influencia uma boa reputação no mercado.
Controle sobre processos
Vale citar também o controle maior sobre os processos, o que é possível com a administração remota dos sistemas internos. A partir do uso do acesso remoto, a empresa consegue ter visualização da utilização dos computadores e garante o monitoramento deles para assegurar que as operações estejam de acordo com as políticas e regras predefinidas.
Como vimos, a possibilidade de controlar sistemas remotamente é inovadora e extremamente positiva para as empresas. Desse modo, os gestores de TI conseguem manter um trabalho proativo, completo e praticamente onipresente em todas as repartições e setores da companhia, em uma velocidade maior do que o normal.
As vantagens do acesso remoto vão de aumento de produtividade à satisfação dos clientes e melhor reputação. É sempre importante que a gestão invista em soluções como essa, que verdadeiramente otimizem a produtividade e contribuam com o crescimento.
Gostou dessas informações sobre o acesso remoto? Agora, entenda 5 dicas essenciais para uma gestão proativa em TI.