A consolidação das novas tecnologias trouxe mudanças profundas em nossa sociedade, que, não por acaso, passou a ser chamada de “sociedade da informação”. Seria impensável esperar que mudanças dessa magnitude não tivessem impactos na educação, levando à aplicação de recursos tecnológicos em sala de aula.
Outro impacto do uso dessas ferramentas pode ser encontrado nos conteúdos curriculares, à medida que permitem a apresentação das informações de forma muito diferente dos livros e vídeos tradicionais (substituindo recursos antigos).
Para começar, é um conteúdo mais dinâmico, com uma característica distintiva fundamental: interatividade. Isso incentiva uma atitude ativa do aluno frente ao caráter expositivo das antigas lições escolares, o que possibilita um maior envolvimento dele em sua própria formação.
Os novos conteúdos, além de estarem em permanente modificação e atualização, permitem a criação de simulações e realidades virtuais, bem como possibilitam a adaptação dos materiais didáticos às especificidades locais, entre outros benefícios.
Neste artigo, mostraremos quais recursos tecnológicos podem otimizar o trabalho dos professores em sala e as vantagens de utilizá-los. Boa leitura!
Recursos tecnológicos que podem ser usados em sala de aula
Um recurso é um meio de satisfazer uma necessidade ou alcançar o que se pretende. A tecnologia, por sua vez, refere-se às teorias e técnicas que possibilitam o uso prático do conhecimento científico.
Portanto, um recurso tecnológico é um meio que usa a tecnologia para cumprir o seu propósito. Eles podem ser tangíveis (como um computador, uma impressora ou outra máquina), ou intangíveis (como um sistema ou um aplicativo virtual).
Cloud computing
O cloud computing (ou computação em nuvem, em tradução livre) permite, entre outras coisas, que alunos e professores acessem quantidades praticamente ilimitadas de materiais didáticos e informações a partir de seus dispositivos móveis.
Desse modo, a instituição de ensino pode compartilhar recursos e economizar na compra de cópias individuais de textos e livros-chave.
Plataformas de ensino adaptativo
As plataformas de ensino adaptativo permitem conhecer o progresso de cada um dos alunos, com seus pontos fortes e fracos. Com isso, abre-se a possibilidade de examinar os erros que possam ter surgido na abordagem do curso.
Mas, acima de tudo, há a oportunidade de redirecionar o aluno que tem alguma necessidade concreta de recuperar conteúdos, contribuindo com materiais voltados à disciplina na qual ele tem mais dificuldades.
Isso impede que os alunos sejam deixados para trás durante o curso. O programa pode ser adaptado a um grande grupo, ou a um único aluno, dependendo dos objetivos e estratégias implementadas pelo professor, assegurando os melhores desempenhos.
Gamificação
Todo professor sabe que é altamente recomendável incentivar o interesse, a curiosidade e a criatividade de seus alunos. Os jogos têm sido usados para esse propósito. Hoje em dia, imersos na cultura digital e habituados a ferramentas web, os estudantes tendem a considerar a gamificação da sala de aula uma novidade bem-vinda.
Esse conceito envolve, entre outros elementos, a criação de videogames educacionais que colocam o aluno em situações reais ou hipotéticas, em que eles devem decidir por si mesmos qual solução ou saída escolher em cada caso.
Trata-se de um recurso tecnológico cuja finalidade é a internalização de certos conteúdos, mas partindo de um prisma divertido, uma maneira de fazer os alunos aprenderem com motivação e não por obrigação.
Para criar esses videogames educativos, existem inúmeros sites gratuitos, que vão desde os modelos mais básicos até os de nível especializado. Alguns exemplos incluem:
- Classtools: contém modelos para criar desde jogos simples até games com missões mais intrincadas;
- ProProfs Brain Games: disponibiliza modelos para criar quebra-cabeças e enigmas interativos, palavras cruzadas etc.;
- PurposeGames: apresenta modelos para criar testes interativos de múltiplas respostas.
Os videogames educacionais podem ser articulados ao uso de redes sociais na sala de aula, criando um ambiente de interação contínua com os alunos.
Principais vantagens
A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula apresenta vantagens pedagógicas como:
- dinamizar o ensino;
- colocar o aluno em contato com diferentes maneiras de representar e apreender a realidade;
- favorecer o acesso a diferentes níveis de informação.
Quanto às vantagens para os aspectos psicopedagógicos dos estudantes, destacam-se as seguintes.
Motivação
O aluno ficará motivado se o assunto for atrativo, ameno, divertido e permitir investigações fáceis por meio de ferramentas tecnológicas.
Interesse
O simples fato de usar a tecnologia em sala de aula incrementa o interesse e incentiva a participação de todos os estudantes.
Interatividade
O aluno pode interagir, se comunicar, trocar experiências com outros colegas de turma ou outros parceiros de aprendizagem.
Cooperação
Os recursos tecnológicos baseados na interatividade possibilitam a realização de experiências, trabalhos ou desenvolvimento de projetos de interesse comum. O trabalho dos professores é qualificado quando todos os estudantes aprendem juntos.
Iniciativa e criatividade
O desenvolvimento da iniciativa do aluno, o desenvolvimento de sua imaginação e a aprendizagem de si mesmo também é uma vantagem desses recursos.
Aprendizagem em “feedback”
É muito mais fácil corrigir erros que ocorrem no aprendizado, pois isso pode ocorrer “just in time”: eu aprendo, eu erro e continuo aprendendo naquele momento, sem necessidade de o professor estar atento a esse processo, pois é sua própria ferramenta comunicativa que, por meio da interação com o aluno, evidencia os erros cometidos.
Comunicação
Obviamente, todos os itens mencionados se baseiam na relação entre alunos e professores, uma relação muito próxima nos sistemas tradicionais de ensino, mas que permite maior liberdade nos sistemas atuais. A comunicação não é mais tão formal e direta, sendo muito mais aberta e, naturalmente, muito necessária.
A importância do uso das ferramentas tecnológicas no ensino
De acordo com as práticas com as quais vamos nos habituando, a tecnologia adquire importância central, uma vez que ela foi incorporada em todos os processos de ensino e aprendizagem, enriquecendo-os de maneira significativa.
Os alunos que os professores encontram em suas salas de aula são “nativos digitais”, portanto, naturalmente ligados às inovações tecnológicas.
A introdução de recursos tecnológicos em sala de aula qualifica as interações pedagógicas ao trazer para o ambiente educacional os elementos que estão realmente presentes na rotina dos estudantes — algo fundamental para o êxito de qualquer estratégia pedagógica.
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