Com a volta às aulas acontecendo no país inteiro, escolas voltam a receber um grande volume de estudantes e colaboradores. Aqui no blog, já ressaltamos no último post como a tecnologia nas escolas facilita os processos de retorno às atividades educacionais, gerenciando novos e antigos alunos e funções de TI.
Hoje, porém, falaremos do outro lado. O lado negativo acarretado por não investir em sistemas de gestão escolar. Como o atraso tecnológico, em pleno 2018, irá acarretar uma inevitável decadência à escola em relação às suas concorrentes.
1. Defasagem na comunicação com alunos
Não, os alunos da nova geração, conectados desde o início da infância e acostumados a pesquisarem o que precisam em plataformas digitais não estão satisfeitos ou contemplados com lições de ditado, decoreba e cópia do quadro.
Logo, iniciar a volta às aulas replicando velhas práticas de educação que já não fazem sentido, é iniciar o ano letivo com o pé esquerdo. É hora de ser inovador, e passar isso para seus professores
Afinal de contas, por que fazer seus professores seguirem modelos rígidos se a tecnologia oferece opções interativas que facilitam processos de lições com recursos visuais e otimizam o atendimento a dúvidas via mensagem direta?
2. Dificuldade em operações de gestão de TI na escola
Um ponto onde escolas costumam pecar diz respeito às operações de TI. Equipes de TI escassas são responsáveis pela gestão de operações de grande volume. Pior ainda, precisam responder às diversas demandas de suporte que surgem – às vezes simultaneamente – diariamente nas escolas.
Ora, sem uma ferramenta de atendimento remoto, é lógico que haverá atrasos. Ninguém pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Se o atendimento a redes domésticas já é complexo, então imagine uma infraestrutura escolar, com dezenas, senão centenas de acessos nem sempre identificados sendo realizados nos computadores de laboratórios. É praticamente impossível realizar o controle adequado sem uma visão centralizada. O que nos leva ao próximo item.
3. Sem segurança de acessos, sua escola põe infraestrutura e credibilidade em risco
Tanto para manter o patrimônio tecnológico da escola em boas condições quanto para garantir a segurança na escola, coibindo acesso a informações inadequadas na internet, é essencial controlar a segurança de acessos no ambiente escolar.
Ora, é impossível regular descentralizadamente os websites que são acessados em todo o ambiente digital escolar. Para piorar, essa tarefa muitas vezes fica a cargo de professores ou equipes de TI. Como se ambas as áreas não tivessem atividades o bastante em suas mãos.
Assim, desprovidos de um sistema de gestão escolar, fica praticamente impossível evitar que alunos, com a curiosidade comum à sua faixa etária, não acessem conteúdo pornográfico, violento, homofóbico, racista, misógino, ou relacionados a demais temas inadequados.
Isso sem contar o prejuízo que acesso a sites não confiáveis causam à infraestrutura da escola, favorecendo a proliferação de vírus, malwares e mais.
Por isso, é essencial que, nessa volta às aulas, profissionais de TI e mesmo professores obtenham controle centralizado de operações do ambiente digital escolar, garantindo segurança e qualidade no ensino.