Sunsoftware

  • Home
  • Sala de Aula
  • Operações de TI
  • Monitoração e performance
  • Segurança da Informação
  • Produtos
    • NetSupport
      • NetSupport School
      • NetSupport DNA
        • NetSupport DNA – Vídeos
      • NetSupport Manager
      • NetSupport ServiceDesk
      • NetSupport Assist
      • NetSupport Notify
      • NetSupport – Trial
    • Beyond Trust
      • Powerbroker Password Safe
      • Retina
      • Powerbroker
      • Auditing Security Products
      • Powerbroker Identity Services
    • NCR – VitalCast
    • CSI International
    • Jennifer
    • Lexonix
  • Recursos
  • Blog
  • Sobre a Sun Software
+55 (11) 3136-1832
  • Home
  • Blog
  • Sunsoftware
  • Aderência do professor com as novas tecnologias
09/05/2025

Aderência do professor com as novas tecnologias

Aderência do professor com as novas tecnologias

by sunsoftware / terça-feira, 04 julho 2017 / Published in Sunsoftware

O dia a dia de um coordenador pedagógico tende a ser repleto de atividades que, embora distintas umas das outras, contribuem para que haja uma boa interação entre as partes envolvidas na instituição de ensino e, principalmente, para que haja a ponte entre a direção e os alunos e professores. Cabe também a esse profissional acompanhar o desempenho dos alunos, definir quais os materiais que serão utilizados no processo de aprendizagem e cuidar de outras tarefas, como:

  • Garantir que a comunicação entre todas as partes ocorra de forma clara e eficaz;
  • Analisar a relação entre alunos e professores, de modo a descobrir se a conduta adotada atrapalha de alguma forma o aprendizado e se a postura dos próprios alunos é um obstáculo a ser trabalhado.

 

Além dessas tarefas, existe outra tão importante quanto, que é a de buscar constantemente formas inovadoras capazes de facilitar e incentivar o ensino e o aprendizado. As tecnologias voltadas para educação, por exemplo, podem ser descobertas e implantadas pelos coordenadores, porém encontram no caminho um grande desafio, relacionado à aderência do professor com as mesmas.

Nesse caso cabe a você, coordenador pedagógico, desempenhar outra função, que é a de reverter esse quadro e mostrar para o corpo docente o que as novas tecnologias podem fazer por eles, pelos alunos e pela instituição como um todo.

 

A resistência dos professores às novas tecnologias

As instituições de ensino, como outras diversas, muitas vezes não obtêm a devida evolução por conta do desconhecimento das possibilidades tecnológicas disponíveis hoje no mercado. No caso de escolas e universidades, por exemplo, professores desconhecem as novas tecnologias voltadas para a educação ou tem resistência a sua utilização, uma vez que ainda estão atados ao modelo antigo de ensino e aprendizado.

Esse pensamento acaba por gerar resistência e tornar o ensino nessas instituições defasado, e distante de uma realidade mundial, fazendo com que percam credibilidade diante de outras que aderiram à tecnologia e agreguem um aprendizado mais abrangente aos seus alunos. Alunos esses, por sinal, que convivem diariamente com a tecnologia fora do ambiente escolar, possuindo grande familiaridade com ela e que provavelmente percebem grande vantagem em usar ferramentas tecnológicas em sala de aula, motivando o aprendizado.

Mas como levar os professores a acolherem de forma positiva essas tecnologias? Não é fácil mudar um pensamento da noite para o dia, por isso é importante entender os motivos que estruturaram a resistência ao novo e moderno, para então revertê-los. Confira abaixo dois deles:

Falta de familiaridade com máquinas e equipamentos

Muitos professores apresentam uma rejeição em relação à tecnologia, por serem usuários finais e terem uma inquietação em assumir o papel de executor. Estão presos aos processos antigos e sofrem de um desapontamento por isso. O papel da tecnologia em uma situação como essa é garantir que as ferramentas adotadas sejam de uso mais simples, compreensível, intuitiva e de fácil operação, possibilitando um rápido aprendizado pelos professores.

Outro motivo comum para resistir à aderência é acreditar que a tecnologia, ou seja, computadores, tablets, em sala de aula podem levar os alunos à dispersão durante as aulas, dificultando o aprendizado. O desconhecimento de produtos de software que auxiliam na aula, conduz o professor a supor que perderá o controle dos alunos os tornando dispersos ao assunto. Cabe ao coordenador auxiliar a difundir a ideia contrária e real de que a tecnologia na educação visa sanar problemas da instituição e tornar os alunos mais atentos e empenhados.

Obviamente, é preciso persistência para que tais tecnologias possam ser utilizadas, e não faltam bons argumentos, orientações e explicações para facilitar esse processo. Esses argumentos devem frisar que:

  • A adoção de novas tecnologias por instituições de ensino trata-se na verdade de uma forte tendência. Logo, é vista com mais credibilidade a instituição que investe nessa mudança;
  • A tecnologia já faz parte do dia a dia dos alunos, e mesmo elementos vistos pelos professores como ameaças, entre eles celulares e games, são fortes aliados no ensino, pois falam a mesma linguagem que esse público;
  • A mudança em si não deve ser vista como uma ameaça ou o fim definitivo dos métodos de ensino adotados até então, mas sim como um complemento capaz de despertar o interesse dos alunos de forma antes impossível;
  • A instituição ganha ainda nos quesitos segurança e economia, a depender da ferramenta utilizada.

Se a sua instituição ainda encontra resistência na adoção à novas tecnologias, comece a conversar com os professores e toda a equipe e, se possível, consulte também os alunos para que eles auxiliem nesse processo abordando o assunto com seus docentes.

Visite nosso site para conhecer alguns exemplos de ferramentas, suas funções e benefícios e, se preferir, agende uma visita da nossa equipe para que possamos apresentar todos os pontos positivos da tecnologia para educação.

Quer saber um pouco mais a respeito desse tipo de solução e como ela pode ser aplicada em sua sala de aula?

Então confira o nosso e-book!

http://materiais.sunsoftware.com.br/e-book-a-importancia-do-uso-da-tecnologia-na-sala-de-aula

  • Tweet

What you can read next

plataforma escolar
4 funções de plataforma escolar que vão deixar a sua vida mais fácil
lousa virtual para ambiente virtual de aprendizagem
Seu quadro negro está defasado! Aplique a lousa virtual em sala de aula
monitorar computador
Descubra agora como monitorar os computadores da sala de informática

Pesquisar

Bem vindo ao NetSupport DNA para Educação

https://youtu.be/sx6tcz8WxDk

E-book Saiba como o uso da tecnologia é importante na sala de aula

Artigos Recentes

  • Afinal, o que é acesso remoto e qual a importância para a empresa?

    Afinal, o que é acesso remoto e qual a importância para a empresa?

    02/10/2019
  • Auditoria de TI: entenda quais são as principais e seus objetivos

    Auditoria de TI: entenda quais são as principais e seus objetivos

    25/09/2019

Fale com um especialista

sobre

  • +55 (11) 3136-1832
  • contato@sunsoftware.com.br
SAIBA MAIS

mapa do site

  • Sala de Aula
  • Operações de TI
  • Monitoração e performance
  • Segurança da Informação
  • Blog

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba nosso boletim.

Sun Software 2018 © Todos os Direitos Reservados.

TOP
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok