O gerenciamento de TI nas escolas é uma atividade muito importante, mas que traz vários desafios. Muitas pessoas que trabalham na instituição dependem das tecnologias, por isso, os problemas do setor desencadeiam prejuízos para todas elas. Contudo, para cada desafio, existe uma solução efetiva.
Para conhecê-las e aprender a otimizar a gestão, a fim de aumentar a disponibilidade dos equipamentos e oferecer a devida autonomia aos seus colegas, confira as dicas que apresentaremos neste artigo.
A importância do setor TI para a educação
O desenvolvimento tecnológico trouxe diversas ferramentas modernas e disruptivas que favoreceram bastante a educação. Com o foco em gerar mais autonomia para os alunos e otimizar o aprendizado com estratégias inovadoras, o setor de TI é bem importante para sustentar metodologias de ensino em nossos tempos.
Um dos objetivos desse uso é auxiliar os professores na preparação de suas aulas, sempre com suporte a diferentes abordagens para diversos tipos de alunos. Assim, é possível engajar mais os estudantes e instigá-los a participarem de forma mais ativa no processo de aprendizado. Com isso, os estudantes passam a ter um relacionamento mais próximo com os docentes.
Outro objetivo é a ajuda na gestão. Com softwares de gerenciamento, a direção da escola dispõe de ferramentas úteis e modernas que contribuem para um controle de todos os fatores importantes na administração de uma empresa desse tipo.
Com a integração dos dados e a fácil mensuração de resultados, a TI gera mais agilidade para os processos administrativos e educacionais, impactando diretamente a vida dos profissionais e dos discentes. Dessa forma, a instituição passa a contar com pessoas mais motivadas, aumento na produtividade e redução considerável dos custos. Ademais, a tomada de decisões fica mais rápida e segura.
A consequência direta desses benefícios é o aumento exponencial da responsabilidade dos profissionais de TI. Todos os outros setores dependem de um bom funcionamento dos equipamentos, o que faz com que o gestor dessa área tenha que se preocupar com diversas questões ao mesmo tempo. A tecnologia não é mais um problema de um departamento específico, mas de toda a empresa.
Os desafios da TI nas escolas e as possíveis soluções
Em razão disso, diversos desafios têm tirado o sono dos gestores. Por isso, a seguir, discutiremos esses problemas comuns e apresentaremos algumas soluções.
O acúmulo de demandas
Em uma escola, a TI é responsável pela estrutura de suporte, como mencionamos no primeiro tópico. Por isso, é comum que os profissionais do setor estejam sempre sobrecarregados com demandas da direção, dos laboratórios e das salas de aula. É preciso manter a tecnologia funcionando bem, para não prejudicar os processos internos, mas também garantir outras prioridades, como a segurança.
E o que piora tudo é que essas demandas geralmente ocorrem ao mesmo tempo e com um alto grau de necessidade de cada setor, o que não ajuda a estabelecer prioridades, inclusive.
A solução para essa questão é o uso de um software de atendimento remoto, que permita que o gestor consiga dar atenção a todos os que precisarem, sem ter que locomover-se. Assim, ele pode estar em vários lugares ao mesmo tempo e resolver diversos entraves, ajudando a restabelecer o estado normal das operações.
Direção exige muito da TI
Além das demandas comuns, que já são muitas, o que também acontece é que a TI frequentemente é requisitada para resolver problemas complexos demais ou quase impossíveis de solucionar com uma abordagem simples, sem o uso de ferramentas especiais. Um exemplo é o monitoramento de acesso dos alunos, para que não visualizem conteúdo que não é permitido.
Para isso, a solução deve ser um sistema de controle que permita o bloqueio predefinido ao acesso a determinados conteúdos e o gerenciamento em tempo real da rede. Com uma ferramenta de gestão, a TI consegue entregar o resultado esperado para a direção, que otimiza o aprendizado e gera mais organização e ordem na aula.
Falhas de comunicação com os professores
Outro dos problemas envolvendo o trabalho do profissional de TI nas escolas é ter que lidar com alguns professores que desconhecem como a tecnologia pode ajudar. Isso gera dificuldades de comunicação entre esses dois profissionais, pois o conhecimento deles sobre os termos técnicos e potencialidades das ferramentas não está no mesmo nível.
Para diminuir esse intervalo de conhecimento, o gestor pode sugerir algumas tecnologias que ajudam o professor no exercício diário de sua profissão, pois, assim, ele compreenderá o valor da TI e começará a entender melhor como essas inovações se adequam ao contexto da educação. Esses softwares precisam ser simples e intuitivos para quebrar as barreiras dos docentes e contribuir com o trabalho deles.
Não se manter atualizado
O setor de tecnologia da informação naturalmente já demanda que o profissional esteja em constante contato com as tendências e atualizações. Independentemente do setor em que ele trabalhe, precisará saber o que está acontecendo nesse mundo e como aplicar as novas abordagens ao seu contexto.
No entanto, com as demandas do dia a dia e o trabalho desgastante, é difícil se manter a par do que surge — e ainda mais aprender a lidar com essas técnicas para aplicá-las. A solução é tentar trabalhar o tempo para se dedicar a conhecer as atualizações, pois elas são indispensáveis. Novas maneiras de trabalhar podem ser aprendidas, o que pode gerar mais eficiência e menos problemas cotidianos.
Falta de rapidez nas respostas
A necessidade de responder com mais agilidade é uma questão real nos processos cotidianos em uma escola. A TI precisa oferecer um suporte a essa demanda, com bom desempenho dos programas, manutenções frequentes para garantir a saúde dos equipamentos e prevenção de falhas.
O profissional deve ter uma formação ampla, que lhe permita dialogar bem com outras áreas e oferecer suporte a elas na linguagem necessária. Ele precisa ter uma boa visão do negócio, por exemplo, para se comunicar com os gestores de outros setores e oferecer propostas e sugestões interessantes para eles.
A solução para essa desafio é buscar conhecimento interdisciplinar e aprender mais com outros colaboradores acerca do contexto geral de uma instituição de ensino: suas complexidades e principais características.
Disponibilidade
Por mais que as manutenções e atualizações de equipamentos e programas precisem estar em dia, a disponibilidade é uma questão de extrema importância para a gestão de TI.
A direção quer que os sistemas estejam sempre prontos para auxiliar no dia a dia e contribuir com o processo de ensino, sem pausas e incidentes inesperados; os líderes desejam que os programas continuem oferecendo autonomia aos professores e gerando valor sem grandes problemas.
Para isso, além de uma boa solução de gerenciamento, que garanta uma hospedagem segura e livre de instabilidades, é preciso contar com ferramentas que permitam um conhecimento dos ativos utilizados, com análises prévias para a correta percepção quanto à condição deles e para prever possíveis complicações. Assim, é possível tomar decisões que ajudarão a reduzir eventuais prejuízos.
Equipamentos defasados frequentemente são a causa de instabilidade e questões de disponibilidade, mas uma boa gestão dos ativos viabiliza a preparação com planos efetivos de contingência.
Gerenciamento de TI é uma tarefa complexa, com muitos desafios, mas existem diversas formas de contornar as dificuldades. É importante conhecer bem os obstáculos e preparar-se para superá-los, garantindo, assim, que a TI otimize os resultados e seja realmente benéfica para a instituição e para a educação.
Uma vez que você já sabe o bastante sobre os desafios de TI nas escolas, não pode deixar de conhecer as nossas propostas para melhorar o seu dia a dia na gestão de tecnologia na área da educação. Entre em contato conosco!