A nova geração de alunos digitais traz a necessidade de se avaliar melhor o uso do celular em sala de aula. O aparelho está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos e é importante que os professores se adaptem à nova realidade, já que é possível utilizá-la a favor do aprendizado.
A grande variedade de aplicativos e a mobilidade proporcionada pelo celular trazem benefícios quanto à sua utilização como recurso pedagógico para otimizar o ensino. Por outro lado, existem também algumas desvantagens — como a possibilidade de distrações — que devem ser evitadas.
Quer saber quais são as principais vantagens e desvantagens do uso do celular em sala de aula? Acompanhe a leitura!
Quais são as vantagens do uso do celular em sala de aula?
Se antes a presença do celular em sala de aula não era vista com bons olhos ou até mesmo proibida pelos professores e gestores escolares, hoje seu uso está cada vez mais comum.
Agora, essa realidade não precisa ser encarada como um problema. Isso porque o celular oferece muitas vantagens que podem aprimorar o modelo de ensino tradicional e torná-lo mais adequado à transformação digital pela qual diversos setores estão passando. Veja a seguir quais são algumas delas.
Mobilidade
A mobilidade é uma das principais vantagens do celular, já que eles podem ser levados sem dificuldades para qualquer lugar e utilizados para acessar o conteúdo escolar e tirar dúvidas a qualquer momento.
Dessa forma, o professor consegue disponibilizar textos, anotações, imagens, vídeos, aplicativos etc. para serem acessados pelos alunos por meio do smartphone, o que economiza recursos da escola — como papel e tinta de impressão — e facilita a vida dos estudantes.
Interatividade
O uso do celular em sala de aula permite a disponibilização de recursos interativos para os alunos, o que aumenta sua motivação e, consequentemente, sua produtividade na escola. O uso de recursos visuais e auditivos, por exemplo, simplificam o aprendizado por tornarem as aulas mais dinâmicas e facilitarem o entendimento de diversos assuntos escolares.
Além disso, os alunos podem utilizar aplicativos para tirar dúvidas com o professor e colegas e rever qualquer material disponibilizado quantas vezes forem necessárias. Isso facilita o acompanhamento da aula e evita que alguns estudantes percam o foco e fiquem “perdidos” na matéria.
Silêncio
Os celulares não fazem praticamente nenhum barulho quando colocados no modo silencioso, o que colabora para que os alunos não percam o foco e a atenção. Um ambiente mais quieto, afinal, facilita a concentração e melhora o aprendizado de todos.
Por esse motivo, o uso de dispositivos móveis — como smartphones e tablets — torna-se mais interessante do que computadores e notebooks, que costumam provocar distrações devido ao ruído do mouse e do teclado.
Inovação
Para conseguir manter os alunos focados com o uso do celular em sala de aula, os professores devem se dedicar a entender mais as possibilidades tecnológicas disponíveis e prepararem melhor as aulas para aproveitar todos os recursos. Dessa forma, o resultado são aulas mais inovadoras e cativantes.
Além de deixar os alunos mais satisfeitos, os professores usam melhor sua criatividade para encontrar novas formas de transmitir conhecimento por meio dos recursos tecnológicos oferecidos pelos smartphones. Isso torna o trabalho mais agradável, produtivo e dinâmico.
Quais são suas desvantagens?
Apesar de a presença do celular em sala de aula ter muitas vantagens, surgem alguns desafios na realidade escolar relacionados ao seu uso. Por esse motivo, é importante conhecê-los e saber como enfrentá-los para que não atrapalhem o andamento das aulas ou o desenvolvimento dos discentes. Saiba quais são algumas delas a seguir.
Consumismo
Uma das desvantagens do uso do celular em sala de aula é a estimulação do consumismo nas crianças e adolescentes. Isso porque ao investir em um celular para acompanhar melhor as aulas, a prática se torna um motivo para a compra.
O problema é que as crianças nem sempre têm o discernimento necessário para escolher o melhor aparelho de acordo com suas necessidades. Muitas empresas fabricam smartphones com diversas funcionalidades que chamam a atenção das crianças, porém nem todas elas são úteis para o ensino em sala de aula.
Assim, caso os pais não fiquem atentos, os alunos podem acabar comprando aparelhos desnecessariamente caros ou tornarem-se adultos consumistas no futuro.
Menos concentração
Alguns alunos acabam utilizando o celular de forma indevida como entretenimento em vez de aproveitá-lo como ferramenta de aprendizado em sala de aula. Dessa forma, muitos deles ficam dispersos ao acessarem conteúdos como jogos, notícias ou redes sociais em excesso no horário de aula — o que compromete seu rendimento escolar.
Os professores não têm tempo para ficar monitorando o que cada estudante está acessando no celular, mas é importante alertá-los do quanto isso é prejudicial e buscar formas de evitar que as distrações aconteçam. Algumas medidas importantes que devem ser tomadas para afastar esse problema são:
- orientar os alunos a deixarem o celular sempre no modo silencioso;
- planejar bem as aulas e disponibilizar materiais que prendam a atenção;
- alertar sobre a importância de não atenderem ligações telefônicas dentro da sala de aula;
- limitar o uso do celular somente nos momentos necessários.
Dependência
Alguns alunos se tornam dependentes do celular e passam a utilizá-lo para praticamente tudo dentro da sala de aula. Dessa forma, algumas atividades que são úteis para seu melhor desempenho escolar — como fazer anotações manuais em vez de sempre tirar fotos do quadro — devem ser incentivadas.
Além disso, os alunos passam a buscar no celular a resolução para todas as suas dúvidas sobre a matéria e utilizar grupos de turma a todo o momento para interagir com os colegas. Nesse caso, é importante que o professor os estimule a promoverem discussões presenciais dentro de sala entre si e com o professor, para que tenham novas ideias e não se limitem somente ao material disponibilizado por meio do smartphone.
Como você viu, o uso do celular em sala de aula pode ser visto como uma ferramenta de auxílio ao aprendizado e melhorar o ensino nas escolas. Porém, para que isso seja possível, é preciso que os professores estejam preparados para torná-lo útil nas aulas, além de incentivar seus alunos a usá-lo de forma consciente para que não se torne um problema.
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