Nos dias atuais, em que os desafios da gestão escolar se referem, sobretudo, à implementação de soluções tecnológicas, as mais importantes instituições de ensino já contam com planos para continuar o desenvolvimento e a aplicação de novos recursos.
As melhores experiências, no entanto, apontam para a necessidade de introduzir um capital humano que tenha a capacidade de desenvolver e aproveitar ao máximo as vantagens tecnológicas nos ambientes educacionais.
Pensando nisso, abordamos, ao longo deste artigo os principais desafios da gestão de TI na escola, como a adoção de um sistema que pode ajudar e o que pode ser feito para convencer o seu chefe a investir nessas soluções.
Boa leitura!
Principais desafios da gestão escolar
A despeito de toda a empolgação em torno do que a tecnologia pode fazer pela educação, as frustrações dos gestores que confrontam seu uso geralmente reduzem significativamente as chances de sucesso.
Os professores, por seu lado, até mesmo quando aceitam a ideia de usar mais tecnologia em sala de aula descobrem que isso também traz algumas dificuldades. Consequentemente, muitos deles se sentem impotentes para enfrentar esses obstáculos por conta própria. Esse contexto tende a gerar inúmeros desafios, alguns dos quais expomos mais detalhadamente a seguir. Confira!
Superar as dificuldades em utilizar novas tecnologias na escola
A utilização de novas tecnologias na educação requer tempo para aprender. Muitas das ferramentas tecnológicas em que as escolas investem exigem preparação adequada.
Uma vez que o corpo docente se encontra constantemente atarefado, é compreensível que os professores se mostrem cautelosos em adicionar mais uma tarefa em suas rotinas de trabalho, especialmente se tiverem que fazer isso sem receberem o apoio necessário.
Os alunos nem sempre empregam os recursos para o seu propósito original
Faça um teste: leve os dispositivos móveis para a sala de aula e você presenciará muitos usos educacionais criativos. Ao mesmo tempo, contudo, isso significa que você permitirá que os estudantes tenham, na palma de suas mãos, uma ferramenta para a distração.
De fato, algumas soluções projetadas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem se tornam prejudiciais quando colocadas sem preparo e o devido comprometimento disciplinado dos alunos.
Falta de infraestrutura
Suponha que um professor domine perfeitamente a utilização de um formidável recurso tecnológico baseado na Web e baseia as aulas de todo um período nessa ferramenta. Porém, a internet da escola não funciona como deveria. Temos o cenário de uma catástrofe anunciada!
Se a gestão escolar for mais eficiente na compra de novos produtos do que na realização de investimentos em infraestrutura, colocará tanto os educadores quanto os alunos em maus lençóis.
Investimentos não amortizados
Os recursos financeiros para a aquisição de soluções tecnológicas têm que vir de algum lugar e, se forem extraídos dos serviços que os professores mais valorizam, eles não ficarão muito animados com essa iniciativa.
Para o corpo docente de algumas instituições de ensino, as inovações apresentam um problema ainda maior: seus alunos ficam de fora do processo, pois tarefas que exigem o emprego de tecnologias às quais os estudantes não têm acesso tendem a colocá-los em franca desvantagem.
Melhorar o trabalho dos professores
Aprimorar o trabalho pedagógico não depende apenas de grandes reformas e mudanças estruturais, mas, também, de alterações práticas no interior da instituição de ensino, com soluções do dia a dia que podem ser aplicadas rapidamente para melhorar a qualidade do ensino.
Para superar esse desafio, é necessário:
· garantir mais e melhores espaços para a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar, especialmente entre professores e outros profissionais da educação, fortalecendo as equipes multidisciplinares e criando estratégias comuns focadas na aprendizagem do aluno;
· incorporar os elementos de motivação e catalisadores dos interesses dos estudantes nas atividades e abordagens a partir das quais as classes são planejadas, uma vez que o desempenho dos estudantes melhora quando estão entretidos e interessados.
Isso leva tempo, mas é mais fácil se feito de forma colaborativa;
· apostar nos processos baseados em projetos, desconstruindo a maneira tradicional de ensinar e estimulando a criatividade e a autonomia dos alunos;
· desestruturar, também, os espaços de aprendizagem, a fim de permitir maior inspiração, comunicação, colaboração e protagonismo dos estudantes – não se pode admitir que sigamos acreditando em bons resultados mantendo as mesmas salas de aula de quase um século atrás.
Melhorar a comunicação entre pais e professores
Um dos aspectos mais importantes para qualquer gestão escolar, devido ao seu potencial de influir diretamente sobre a performance escolar, é a qualidade da comunicação estabelecida entre pais e professores. Não obstante, esse tem sido, historicamente, um dos principais gargalos do setor.
Nesse sentido, é essencial saber aproveitar ao máximo os espaços e o tempo destinados ao estabelecimento do diálogo e o fortalecimento dessa relação. Para atingir esse objetivo, considere as dicas a seguir:
· sinceridade é a chave. É preciso abandonar o uso que muitas instituições de ensino fazem de uma “dupla linguagem” que, muitas vezes, é adotada com receio de ferir suscetibilidades familiares. Lembre-se de que ser sincero não é dizer tudo o que você pensa, mas nunca dizer o contrário do que acredita. Além disso, essa comunicação deve se dar em momentos e locais apropriados;
· ouça ativamente. Ao participarem de encontros e reuniões, muitas pessoas cometem o grave erro de desejar, apenas, serem ouvidas. É primordial manter uma atitude de escuta ativa, de abertura em relação aos interlocutores. Isso garante que a comunicação seja melhor e mais fluida;
· ninguém é dono da verdade. Isso pode soar como um clichê, mas é necessário ressaltar essa afirmação de senso comum, principalmente, quando estamos diante de certos pais e responsáveis que adotam posturas arrogantes e, por esse motivo, precisam ser frequentemente relembrados disso;
· não ouça “seletivamente”. Se há pais que se mostram arrogantes, há professores que não abandonam suas atitudes defensivas. Aprender a ouvir e aceitar, com profissionalismo e civilidade, o que é dito sobre nós, é um sinal de grande maturidade emocional;
· aprender a ceder. Tenha em mente que “ceder” não é sinônimo de “perder”. Se desejamos fortalecer o relacionamento entre pais e professores por meio do diálogo, temos que aceitar que, de tempos em tempos, é necessário abrir mão de certas posições, sob pena de dar a impressão de que estamos tentando impor nossa opinião e nossos critérios;
· não invadir a privacidade do outro. Em certas ocasiões, pais e professores se envolvem demais na vida um do outro e fazem perguntas inapropriadas e incômodas, o que não contribui para aprimorar a comunicação entre ambos;
· não é só que dizemos, mas como dizemos. É essencial falar na primeira pessoa, expressando o que sentimos e desejamos. Dessa forma, somos mais propensos a sermos ouvidos;
· nunca desrespeite. Há instituições que sofrem com uma comunicação entre pais e professores fundamentada na falta contínua de respeito mútuo. Quando não aceitamos a opinião dos outros, nos fechamos para suas opiniões e sentimentos. Em um ambiente escolar, essa atitude tem consequências profundamente negativas;
· não é possível dizer “tudo”. Vivemos em uma sociedade envolta em um turbilhão do tempo, na qual a maioria das pessoas vive sob cronogramas excessivamente rígidos. Portanto, as reuniões devem ser breves, objetivas e espaçadas no tempo, focadas na qualidade das mensagens e na busca de alternativas práticas e viáveis.
Como você pôde ver, a comunicação entre pais e professores pode (e deve) ser melhorada. Se todos trabalharem para construir um novo tipo de comunicação — mais fluida e eficaz — será possível obter um relacionamento agradável e produtivo para todos.
Inovar na educação
A inovação educacional envolve tarefas tão diversas quanto as dificuldades e os obstáculos que podem surgir. Logo, é necessário planejar com antecedência o gerenciamento de riscos e potenciais problemas, entre os quais, destacam-se:
Famílias ocupadas
A configuração das famílias modernas é francamente complexa: à medida que elas são cada vez mais heterogêneas, é preciso ter sempre isso em mente, principalmente, em projetos que requerem a participação ativa dos familiares;
Professores esgotados
A síndrome de burnout não está restrita aos consultórios médicos: é muito comum encontrarmos docentes em situações críticas de estresse, cansaço, exaustão física, ansiedade e depressão. Como a inovação requer o trabalho e o empenho ativo dos professores, é altamente recomendável avaliar a situação atual dos recursos humanos da sua instituição de ensino.
Caso contrário, qualquer progresso poder ser bloqueado ou demasiadamente lento.
Paradigmas obsoletos na formação docente
É bastante comum que uma inovação, para ser implementada, exija atividades de formação específica destinada aos professores. O problema é que muitas instituições de ensino desejam fomentar um espírito inovador por meio de metodologias obsoletas.
Sendo assim, o treinamento (quando é oferecido) não incorpora liberdade, aprendizagem personalizada e um extra de conhecimento obtido das Personal Learning Networks (ou Redes de Aprendizagem Pessoal, em tradução livre) de cada docente.
Sem superar essas dificuldades, qualquer iniciativa verdadeiramente inovadora é percebida como sendo apenas mais um programa rígido e aplicado “de cima para baixo”, com potencial limitado de motivação e transformação da realidade escolar.
Reuniões
É necessário planejar com antecedência as reuniões a serem realizadas de acordo com o projeto inovador de sua instituição, pois os professores e demais colaboradores têm, obviamente, seus próprios compromissos pessoais.
Logo, marcar reuniões em horários inadequados e fora do expediente pode gerar reservas por parte dos professores (isso é válido, também, para as atividades de treinamento e formação).
Currículo
O currículo obrigatório pode parecer fechado e obscuro, dando a impressão de que não há muito espaço para inovações e mudanças estruturais. Na realidade, as coisas não são bem assim: é necessário partir de seus pressupostos para avaliar o que se enquadra e o que não é pertinente segundo os conteúdos oficiais.
Em suma, o maior obstáculo à inovação da gestão escolar não é outro, senão, a falta de planejamento. Quer se trate de uma pequena mudança em sala de aula, quer se trate de um projeto administrativo, o devido planejamento e a avaliação contínua são absolutamente indispensáveis:
· defina exatamente o que você deseja alcançar;
· analise o contexto: identifique as circunstâncias positivas e negativas que podem afetar as famílias, os professores, os estudantes e a comunidade em geral;
· pergunte-se: quais riscos podem surgir durante a implementação de novas medidas? Como avaliá-los. Lembre-se de que, embora seja crucial reduzir os riscos, nunca existirá um cenário no qual eles inexistem absolutamente, de modo que é imprescindível uma certa dose de ousadia (devidamente planejada);
· defina os papéis e as responsabilidades de cada colaborador.
Como um sistema pode ajudar na gestão escolar
Há um número crescente de instituições de ensino que estão optando pela implementação de um sistema de gestão escolar. Se você ainda não se considera suficientemente informado acerca dos benefícios desse software, apresentamos, a seguir, como ele pode ajudar a otimizar o seu gerenciamento diário.
O que é um software de gestão escolar?
Trata-se de um sistema que oferece soluções completas para a gestão da sala de aula, projetado para unificar suas diferentes funções com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.
Essa ferramenta oferece funções como um gerador de horários e de boletins, possibilitando a correta organização da documentação oficial exigida pelo Ministério da Educação e, até mesmo, a aplicação de atividades extracurriculares.
Os professores, por exemplo, podem apresentar notas, criar e avaliar parciais, fazer inscrições no quadro da turma, manter um controle livre de erros sobre a frequência e o desempenho individual dos alunos em cada aula, gerenciar tutoriais e monitorar em detalhes a aplicação do programa escolar.
Os pais dos alunos, por sua vez, podem acompanhar a performance de seus filhos consultando as datas das atividades e as notas parciais e finais, verificando a frequência e os incidentes em sala de aula, solicitando atividades de reforço, conhecendo os horários de cada aula etc.
Quais são as vantagens?
Entre as principais vantagens de utilizar softwares educacionais estão:
Despertar o interesse dos estudantes
Você poderá se comunicar diretamente os seus alunos, de tela a tela. Seja compartilhando o que estiver na sua tela com a turma, apresentando novos conteúdos a partir do seu computador ou trabalhando com um de cada vez, o sistema propicia várias possibilidades de incorporar a tecnologia ao cotidiano.
Focar a atenção
Nunca foi tão difícil concentrar a atenção dos alunos nos conteúdos apresentados e mantê-los cumprindo suas tarefas, não é mesmo?
Nesse sentido, gerenciar o laboratório de informática e a sala de aula com esse sistema permite que seus alunos acessem determinados sites e aplicativos, restringindo outros. Além disso, você adquire a capacidade de monitorar facilmente os computadores dos estudantes.
Melhorar o desempenho dos alunos
O software de gestão escolar marca uma diferença bastante significativa e quantificável na performance dos alunos, a partir da união entre ensino e tecnologia. Com suas ferramentas de aprendizagem eficazes, o sistema contribui decisivamente para melhorar seus desempenhos na escola.
Incrementar a colaboração
O software de gestão escolar incentiva os alunos a se expressarem e interagirem com outros colegas, o que lhes permite aprender de forma interativa e dinâmica.
Para realizar um trabalho escolar, por exemplo, não é mais necessário que um grupo se reúna pessoalmente, pois eles podem fazer tarefas mais colaborativas com o auxílio das ferramentas presentes no sistema.
Otimizar o gerenciamento do tempo
Tanto os docentes quanto os estudantes podem reduzir o tempo necessário para cumprir as atividades que realizam sem, para isso, perderem eficiência ou qualidade.
No que tange aos professores, isso permite dedicar mais tempo à própria formação acadêmica, o que os beneficia como também a seus alunos que, desse modo, podem contar com docentes mais preparados.
Aumentar a flexibilidade e a capacidade de adaptação na aprendizagem
Os alunos mais avançados podem ter à sua disposição conteúdos suplementares. Por sua vez, os estudantes que, por um motivo ou outro, necessitam de reforço, podem recorrer facilmente a materiais de apoio.
Reduzir custos
O uso de novas tecnologias na educação, como no caso dos sistemas voltados à gestão escolar, fomenta uma substancial redução de custos a partir da digitalização e da eliminação da necessidade de utilizar materiais impressos.
Qualificar o ensino
É possível, também, entregar uma formação escolar de melhor qualidade aos estudantes, uma vez que o sistema propicia a reunião de mais elementos capazes de oferecer novas abordagens e perspectivas acerca de uma determinada matéria.
Como convencer o seu chefe a investir
Executar uma boa gestão escolar não é uma tarefa das mais simples. Afinal, é preciso planejar, criar estratégias, fazer análises de risco e outras ações fundamentais para garantir o seu bom funcionamento.
Fazer tudo isso manualmente, além de ser tedioso, aumenta as possibilidades de falhas — esse é, justamente, um dos principais motivos que estão levando muitos gestores a entenderem que a implementação de um software de gestão escolar é, na verdade, uma medida estratégica e indispensável nos dias de hoje.
Contar com um software para controlar o desempenho de todas as áreas torna os processos mais simples, ágeis e eficientes. Contudo, apesar da importância de ferramentas e soluções dessa natureza, muitos chefes nem sempre estão totalmente convencidos da necessidade de obter uma plataforma capaz de otimizar a performance de suas instituições de ensino.
É por isso que, a seguir, apresentamos algumas excelentes dicas para que você e sua equipe consigam, de uma vez por todas, convencer os gestores de que sua instituição realmente precisa contar com um software de gestão escolar.
Lidere a mudança
É muito importante falar sobre os benefícios dessa solução e obter a concordância da equipe, mas implementá-la efetivamente vai muito além disso. A mudança deve começar por você, ou seja, você deve tomar a iniciativa, estudar e conhecer as reais necessidades de sua instituição de ensino para, posteriormente, insistir na adoção do sistema.
Prepare-se adequadamente
Antes de sugerir qualquer alternativa, você precisa ter certeza de que está escolhendo a melhor opção. Para se certificar de que uma solução é a mais apropriada, é necessário experimentá-la e esgotar os seus recursos. Então, faça pesquisas online, registre-se para avaliações gratuitas e leia todos os comentários e opiniões sobre o sistema de gestão escolar.
Dessa forma, você encontrará informações válidas e terá conhecimento efetivo sobre o que está tentando implementar na instituição.
Encontre aliados
Nem todo mundo se mostrará imediatamente interessado nas mudanças — pelo contrário: é muito comum descobrir que alguns membros da equipe não desejam alterar absolutamente nada em suas rotinas, seja por hábito, seja por preconceito.
Nesse caso, é crucial identificar as pessoas que podem contribui para convencer o seu chefe de que evoluir vale a pena. Tente primeiro com aqueles que podem se beneficiar mais, como líderes de equipe e responsáveis de setor.
Transforme-se em uma referência
Se você quer realmente ser ouvido, deve mostrar que há valor naquilo que você diz. Como a maioria das instituições de ensino opera com uma hierarquia rígida, na qual as decisões vêm de cima, investir nessa ordem de operação pode não ser uma tarefa fácil.
Exatamente por tal motivo, é fundamental que você demonstre o valor de suas opiniões por meio de um trabalho eficiente que forneça provas cabais de resultados concretos. Com isso, será mais fácil associar suas opiniões a ideias efetivas para o aprimoramento e evolução dos processos.
O seu discurso deve se adaptar ao público específico para o qual você deseja sugerir a implementação do software de gestão escolar. Para tanto, é necessário ampliar o conhecimento e identificar quais são os benefícios de se utilizar essa solução em todas as áreas. Ajuste o seu vocabulário e trabalhe em discursos específicos para cada setor.
Demonstre
Quando tiver certeza da melhor alternativa e de contar com o suporte adequado, é hora de fazer uma apresentação formal da solução. Agende uma reunião e demonstre, de forma prática, clara e objetiva, como a ferramenta funciona, como ela pode ajudar a instituição e quais são os estágios de sua implementação.
Você pode até ligar, se possível, para o provedor, a fim de obter mais insumos para qualificar a sua apresentação. Por fim, caso seja necessário, o fornecedor poderá sanar todas as dúvidas que possam surgir durante sua demonstração e, além disso, apresentar alguns casos de sucesso de instituições que superaram, a partir da adoção desse sistema, os principais desafios da gestão escolar.
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