Inovação é uma daquelas palavras capciosas. Todo mundo defende a adoção de perfis inovadores, mas pouquíssimos têm a coragem necessária para concretamente botar em prática. Nas escolas, não é diferente. Infelizmente, muitas seguem insistindo em uma zona de conforto que apenas as posiciona no passado.
Já falamos por aqui: não faz sentindo usar velhas práticas de ensino para educar uma geração de alunos que cresceram em um mundo digital. Estar pronto para encarar este desafio não é papel apenas do professor em sala de aula, mas sim da administração. Em suma: o perfil inovador nas escolas é papel do diretor.
E é por isso que hoje mostraremos alguns casos de sucesso de diretores que adotaram as TICs na educação e fizeram suas escolas se destacarem e atingirem objetivos!
Mais atenção e segurança nas escolas inglesas
Uma das maiores escolas da cidade de Bristol, Inglaterra, com cerca de 2.300 alunos, a Cotham Secondary School lidava com um dilema comum a diretores do mundo inteiro. A direção da escola tinha dificuldade em amparar professores para que eles conseguissem manter seus alunos focados nas lições e evitar que estes usassem as máquinas para acessar conteúdo inapropriado, como jogos online e redes sociais, entre outros.
Desta necessidade inicial, surgiu o primeiro passo, o questionamento: como controlar o acesso à web dos alunos e conquistar sua atenção em sala de aula? A resposta é simples: modernizando a educação. O processo de aplicação tecnológica da escola, por outro lado, pode parecer desafiador à primeira vista. Dessa forma, a escola acionou sua parceira em tecnologia, que indicou a aplicação das TICs na educação para administração escolar e aplicação em sala de aula.
A partir daí, com um sistema de gestão escolar, a escola passou a ter um controle maior sobre o uso dos computadores pelos alunos, sendo capaz de bloquear o acesso a aplicações desnecessárias à lição vigente e a websites. Além disso, professores passaram a ter acesso ao desktop dos alunos, podendo monitorar o que eles fazem em sala de aula. Dessa forma, a diretoria da escola Cotham ganhou não só um inovador e atenção em sala de aula, mas também em segurança, já que o acesso dos alunos a conteúdo indevido passou a ser controlado pelos tutores!
Otimização do ensino
A terra da rainha é mesmo referência em tecnologia nas escolas. Além da escola Cotham, em Bristol, a escola Chilwell também demonstra ser referência na área.
O desafio na Chilwell era menos assegurar a atenção dos alunos na lição vigente e mais tornar o conteúdo mais atraente a eles. Assim, através das TICs na educação, a escola passou a oferecer quizes e lições mais lúdicas, além de assegurar atendimento personalizado a cada estudante de acordo com as necessidades apontadas pelo software de acordo com suas especialidades e carências.
Assim, a escola passou a oferecer um ensino ainda mais completo – característica que faz parte de sua identidade enquanto instituição -, e uma gestão escolar mais concisa, formando alunos capacitados para a vida profissional e pessoal. Mais um caso em que um perfil inovador do diretor contribuiu com professores, alunos e, em suma, com toda escola!
Quer saber como criar um ambiente seguro para os estudantes de sua escola? Baixe agora nosso conteúdo especial clicando no banner abaixo. É grátis!