Quem trabalha na área da educação sabe que a escola não tem apenas a função de ensinar questões relacionadas a disciplinas como português, matemática, história e geografia, mas também de formar cidadãos conscientes e responsáveis pela sociedade em que vivem.
Nesse sentido, é importante ressaltar que o exemplo vem de cima, e, para ensinar aos alunos que é preciso preservar o meio ambiente, a instituição de ensino precisa adotar determinadas ações, como a economia de papel.
É sobre isso que falaremos neste post. Siga conosco e entenda a importância e as vantagens da economia de papel nas escolas. Veja, ainda, dicas para colocar isso em prática e como a tecnologia pode ajudar!
Entenda a importância e as vantagens da economia de papel nas escolas
Uma publicação da revista Galileu mostra que são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel. Além disso, revela que cada brasileiro consome, em média, 44 kg de folha por ano. Assim sendo, cada um de nós é o responsável pela derrubada de meia árvore por ano.
Esse número é bastante assustador, não é mesmo? Então, imagine uma escola que utiliza muito papel para a realização das atividades dos alunos e também para as atividades administrativas.
É por isso que as instituições de ensino precisam buscar meios para fazer a economia de papel, pois isso resulta em vantagens para a sociedade e o meio ambiente, além de reduzir custos e evitar desperdícios.
A tecnologia é uma grande aliada nesse sentido, uma vez que os alunos podem realizar atividades em computadores e tablets, e as atividades administrativas podem ser praticamente todas computadorizadas.
Veja 7 dicas para economizar papel nas escolas
Para que você saiba como economizar papel na sua escola, listamos 7 dicas práticas. Confira a seguir!
1 . Use softwares
Os softwares são essenciais para fazer a economia de papel na escola. Isso, porque as atividades administrativas, bem como as acadêmicas, como o registro de notas dos alunos, podem ser feitas de forma digital.
Esses sistemas também contam com a função “agenda”, de modo que os professores poderão enviar recados online para os pais, evitando o uso de um caderno específico para essa finalidade.
Muitas atividades pedagógicas também podem ser realizadas por meio de softwares educacionais; assim sendo, os alunos poderão fazê-las utilizando smartphones e tablets, e não cadernos ou folhas A4.
Vale a pena destacar que as novas gerações até preferem esse tipo de atividade, de modo que a escola também conquistará uma maior satisfação por parte dos alunos.
2. Faça gestão da impressão no seu ambiente.
Com os softwares adequados você pode fazer a gestão de todo seu ambiente computacional na escola, inclusive gerindo o uso e os custos de impressão, com isso diminuindo o usocom folhas e tinta e tendo informações precisas do volume impresso.
3. Faça cópias de duas faces
Quando for realmente necessário imprimir documentos, como apostilas para os professores guiarem as aulas, recomenda-se que as impressoras sejam programadas para que façam cópias de duas faces.
Dessa maneira, evita-se que muitas folhas sejam necessárias para imprimir documentos, uma vez que os dois lados do papel receberão conteúdo, não deixando uma das faces em branco, o que contribui muito para o desperdício.
4. Utilize a lousa virtual
A lousa virtual veio para substituir o quadro negro e a escrita com giz, método em que os alunos precisam copiar o que os professores escrevem no quadro. Com esse equipamento, é possível fazer aulas mais intuitivas, incluindo apresentações de slides, vídeos e atividades interativas.
Com a lousa virtual, as aulas podem ser mais dinâmicas, evitando que os alunos necessitem copiar tantos conteúdos em seus cadernos. Ela também possibilita o uso da sala de aula invertida, que está bastante em alta.
Nessa metodologia, os alunos pesquisam conteúdos em sites e canais da web sobre uma temática proposta pelo professor. Depois disso, eles trazem os materiais para serem projetados na lousa virtual e fazem apresentações, com o professor corrigindo erros, esclarecendo dúvidas e fazendo comentários adicionais sobre os assuntos.
5. Compre papel reciclado
Uma boa alternativa para gastar menos recursos naturais por conta do uso do papel é a compra de papel reciclável. Atualmente, já existem as chamadas folhas “verdes”, que são feitas a partir da reciclagem, e não de árvores derrubadas.
Além disso, existem papéis que não são feitos a partir das árvores, mas sim com casca de banana, bambu ou cânhamo. Essas folhas geram menos desmatamento do que o papel comum e contribuem para que as escolas sejam mais sustentáveis.
6. Crie políticas para o descarte de papel
A escola deve conscientizar alunos, professores e funcionários para que evitem o uso de papel de forma desnecessária. Além disso, pode criar políticas para o descarte adequado de papel.
É uma boa ideia ter lixeiras exclusivas para esse tipo de lixo, de modo que os materiais sejam doados para alguma associação de recicladores, para evitar que eles não sejam devidamente coletados, não passando pelo processo de reciclagem, e que sejam descartados indevidamente.
7. Reutilize papel impresso
Para documentos internos e que não serão levados a público, bem como para imprimir planos de aula e outros itens relacionados, é uma boa prática reutilizar o papel impresso.
Se você tem muitas folhas guardadas de documentos antigos e que perderam a validade ou então papel timbrado com o logotipo antigo da instituição de ensino, eles podem ser reutilizados para impressão na outra face.
Também é possível reutilizar os papéis impressos fazendo blocos de anotações com a parte branca das folhas.
Conseguiu entender a importância e como fazer a economia de papel nas escolas? Os softwares de gestão têm uma função importante nesse sentido, uma vez que informatizam diversas atividades em todos os âmbitos das instituições de ensino.
Estimular os docentes a utilizar os novos recursos tecnológicos para o ensino é uma responsabilidade da gestão escolar. Saiba mais em nosso post que fala sobre a aderência do professores às novas tecnologias.
Veja como ter uma gestão pro-ativa de seu ambiente assistindo nossos vídeos!