A sua empresa realiza uma gestão proativa da TI? O alinhamento das atividades do setor responsável por gerenciar a infraestrutura tecnológica do negócio se tornou fundamental para que a empresa possa ter alta competitividade, maiores retornos sobre os seus investimentos e um fluxo de trabalho de qualidade.
Nesse cenário, o gestor deve ter um cuidado contínuo para garantir que a infraestrutura de TI seja otimizada para sempre ter o máximo de desempenho possível.
Ou seja, o negócio deve ter um time de TI com uma cultura proativa, capaz de sempre buscar, de maneira autônoma, os melhores resultados para a empresa.
Quer saber como isso pode ser feito? Continue a leitura deste post!
O que uma gestão proativa de TI pode fazer pela empresa?
A gestão proativa de TI é aquela em que os profissionais têm mais liberdade para garantirem que os processos sejam executados da melhor forma possível.
Os times trabalharão continuamente tomando decisões a partir das demandas internas, realizando testes e buscando uma infraestrutura de tecnologia capaz de levar o negócio a um novo ambiente de competitividade, o que pode trazer uma série de benefícios.
Mais produtividade no ambiente de trabalho
A produtividade será o primeiro fator a ser impactado pelas mudanças na área de tecnologia quando se tem uma gestão proativa. Os times conseguirão tomar decisões com mais rapidez, segurança e qualidade.
Além disso, a possibilidade de aprender mais com os erros e evitar que eles se repitam torna os fluxos de trabalho mais eficazes e precisos.
Aumento do impacto causado pelo trabalho da TI
Uma vez que os profissionais de TI tomam decisões de modo proativo, o impacto causado pelas suas ações também é elevado.
A capacidade de a tecnologia auxiliar as equipes a entregarem melhores resultados será ampliada ao máximo com o trabalho feito ao lado dos usuários.
Assim, voltando-se para as suas demandas, a influência e a percepção da importância do time de TI será sempre notada.
Ganho de retorno sobre o investimento
Uma gestão proativa de TI também é capaz de entregar melhor retorno sobre os investimentos.
Os profissionais conseguirão aproveitar melhor os recursos disponíveis e aproveitar de maneira profunda cada investimento em tecnologia feito pela empresa. Dessa forma, o custo-benefício de cada aplicação e ferramenta de trabalho será maximizado.
Como ter uma gestão proativa de TI?
Para realizar uma gestão proativa de TI, alguns passos podem ser tomados. Confira abaixo os mais importantes!
1. Integrar o time de suporte e monitoramento de recursos
A integração do trabalho do time de suporte e de monitoramento de recursos auxilia a empresa a ter uma equipe de apoio mais capacitada para lidar com desafios diversos.
Sempre que um problema ocorrer, a equipe de apoio será avisada rapidamente, permitindo que ela se prepare com mais facilidade e, assim, consiga buscar soluções no menor prazo possível.
2. Realizar uma análise de dados contínua do trabalho da área de TI
Como o apoio de estratégia de Big Data e BI, a empresa deve realizar a análise contínua dos resultados obtidos pelo time de TI.
Isso permite ao gestor identificar problemas, solucionar más práticas e criar um fluxo de melhorias contínuas na área.
3. Aplicar feedbacks ao time
Os times devem ter a oportunidade de testar novas ideias e, ao mesmo tempo, receber do gestor um feedback sobre as suas ações.
Isso vale tanto para avaliações que permitam aos profissionais avaliar como as suas falhas podem ser solucionadas, quanto pelo reconhecimento de boas práticas. Assim, o negócio conseguirá manter a equipe motivada e capaz de entregar mais resultados.
4. Documentar os processos internos
Para ter uma gestão proativa de TI, também é necessário garantir que os profissionais possam tirar eventuais dúvidas de modo autônomo.
Isso pode ser estruturado com uma boa documentação, que liste o modo mais eficaz de realizar os processos, auxilie os times a terem mais agilidade na entrega de resultados e consigam sempre manter um padrão elevado de qualidade de seu trabalho. Mas não se esqueça: a documentação deve ser clara, acessível e objetiva.
5. Treinar a equipe
O treinamento da equipe é um ponto fundamental. Garanta que os profissionais conheçam o modo correto de executar cada rotina com a formação interna. Isso evitará falhas e conflitos na hora de tomar decisões e executar rotinas de gestão.
Qual é o impacto que a TI pode ter no ambiente corporativo moderno?
A transformação digital mudou a forma como empresas lidam com a tecnologia. Hoje, ferramentas de TI passaram a ter um papel estratégico no ambiente corporativo, sendo cruciais para que a empresa possa prestar serviços com qualidade, inovação e agilidade.
Os novos negócios são movidos pela análise de dados, um foco nas demandas do consumidor e a capacidade de responder rapidamente a mudanças na economia.
As companhias de sucesso são aquelas que utilizam a TI para se manterem mais integradas e com um fluxo de trabalho automatizado, em que a entrega de resultados é contínua.
Além disso, custos são eliminados continuamente com o apoio de ferramentas para agilizar processos, reduzir erros e garantir que a empresa tenha as bases necessárias para ser o mais competitiva possível.
Mas para que os benefícios de tecnologias como a nuvem e o Big Data possam ser aproveitados por completo, o negócio deve ter um foco profundo na gestão estratégica.
Alinhando a TI com o restante da companhia, otimizando o modo como os processos são estruturados e definindo uma rotina de trabalho focada nas demandas dos usuários, os impactos causados pela tecnologia serão maximizados, tornando-a uma ferramenta para gerar mais negócios e lucros para a empresa.
Portanto, sempre trabalhe para ter uma gestão de TI proativa, que coloque a tecnologia no centro das operações do negócio e saiba como posicionar os processos de técnicos de TI e profissionais de suporte.
Assim, o negócio conseguirá aproveitar de maneira mais profunda as possibilidade da sua infraestrutura de TI para atingir mais pessoas e ampliar os seus lucros.
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