Quando um novo ano, ou período letivo está próximo de iniciar, a direção, funcionários e professores das escolas devem tomar algumas medidas para a gestão de volta às aulas. São diversas as atividades que precisam ser executadas para receber bem os alunos e fazer com que eles se sintam acolhidos no ambiente escolar.
Nesse momento, são muitas as dúvidas tidas pelos profissionais da educação, que se não tiverem tudo muito bem organizado pode deixar passar alguma tarefa importante.
Para que isso não aconteça, desenvolvemos este guia completo. Ele tem tudo o que você precisa saber sobre a gestão de volta às aulas.
Nos tópicos seguintes, vamos trazer respostas para os principais questionamentos que se têm, sempre que um novo período letivo se inicia. Acompanhe e fique bem informado!
1. Por que é importante a preparação do professor para a volta das aulas?
Os professores precisam se preparar para a volta às aulas para que possam receber bem a todos os alunos, deixando-os sempre muito motivados a aprender coisas novas e terem um ano produtivo.
É preciso que os professores tenham tudo organizado para repassar aos alunos os conteúdos programáticos, utilizando os meios e recursos mais adequados para isso.
Somente assim se obterá êxito para receber adequadamente os alunos e também orientar as famílias acerca da programação da escola no decorrer do ano.
2. O que deve ser feito antes da volta das aulas?
É importante que as atividades da escola retornem sempre antes do dia programado para a volta às aulas, pois são muitas as questões que precisam ser alinhadas para iniciar mais um período letivo. A ideia é que, o diretor, colaboradores e professores possam ter tudo muito bem organizado com pelo menos 15 dias antecedência.
Veja, a seguir, algumas atividades que devem ser feitas na gestão de volta às aulas!
2.1 Reformas e manutenções
A escola deve aproveitar o período de férias dos alunos para fazer reformas e manutenções em sua infraestrutura. Se algum prédio precisa ter o layout reelaborado, se é preciso fazer uma pintura nas paredes ou reparos nas quadras poliesportivas, é esse o momento.
Esse também é o momento adequado para a manutenção ou substituição de carteiras, cadeiras, lousas e outros equipamentos. Outra possibilidade é a instalação de novos recursos tecnológicos para as salas de aula, como é o caso da lousa virtual, por exemplo.
2.2 Organização das questões administrativas e burocráticas
É de responsabilidade do gestor escolar fazer o planejamento estratégico da instituição, como a gestão de equipes, a contratação de novos professores para deixar o quadro completo, a definição da forma como é feita a comunicação nas escolas, as ações de marketing que serão realizadas para atrair novos alunos etc.
A ideia é que todas essas questões mais burocráticas estejam organizadas quando os alunos retornarem às salas de aula. Assim, se terá uma boa gestão de volta às aulas.
2.3 Reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP)
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que serve como base para as instituições de ensino. Nele são inseridas a diretrizes, propostas curriculares, metas do ensino, recursos utilizados etc. Isso tudo precisa ser alinhado entre a coordenação pedagógica e a equipe de professores da instituição.
Também pode ser inserido no PPP as questões relacionadas aos equipamentos e métodos utilizados no ensino, como é o caso do uso de TICs na educação.
2.4 Formação de professores
Sempre há coisas novas para serem aprendidas no universo da educação. Por isso, os períodos de férias também podem ser utilizados para proporcionar novas formações para os professores.
A escola pode criar um ciclo de palestras com especialistas em educação ou até mesmo um minicurso sobre um assunto que esteja em alta no momento e que seja de interesse da comunidade escolar.
Temas polêmicos e que envolvem crianças e adolescentes, como suicídio, bullying e estupro virtual também podem ser debatidos nesses encontros. O objetivo é mostrar aos professores como identificar essas situações e a melhor forma de lidar com isso.
2.5 Organização de eventos de boas-vindas
Outra prática que pode ser organizada nas férias são eventos de boas-vindas para os alunos. Assim, no primeiro dia de aula eles podem ter uma programação especial, como apresentações artísticas, palestras, sessão de autógrafos de livros infantis com autores locais convidados etc.
Tudo isso fará com que os alunos, antigos e novos, se sintam mais acolhidos e no dia seguinte voltem para a instituição ainda mais motivados para aprender coisas novas e ter um ano com muita produtividade.
3. Qual é o papel do professor para ter uma escola bem organizada?
O corpo docente é o coração de uma instituição de ensino. Afinal, sem professores qualificados, uma escola não tem como fornecer aquilo com que ela se compromete, que é educar alunos e formar cidadãos.
Nesse sentido, o papel do professor para que uma escola seja bem organizada é imprescindível. Para isso, o profissional da educação precisa ter habilidades para lidar com as novas gerações de alunos, saber utilizar as novas tecnologias, uma vez que as TICs na educação já são uma realidade.
Também é preciso que os professores sigam o cronograma de ensino proposto pela coordenadoria pedagógica, com todos os conteúdos programáticos sendo trabalhados no decorrer do ano letivo.
Isso evita que, no período letivo seguinte, os alunos sejam cobrados por conceitos que ainda não aprenderam, pois tudo seguirá uma ordem cronológica.
Outro papel importante do professor, quando falamos na educação de crianças e adolescentes, é o bom relacionamento com os pais.
Os educadores precisam estar sempre disponíveis caso os pais queiram esclarecer dúvidas, pedir orientações ou questionarem algo em relação ao desempenho ou comportamento dos seus alunos.
4. Quais são as principais dicas de gestão de volta às aulas?
Para que você sempre possa fazer uma excelente gestão de volta às aulas na sua escola, desenvolvemos uma série de dicas. Confira, na sequência!
4.1 Organize a sua agenda de aulas
A escola precisa ter uma agenda de aulas bem organizada e para isso é preciso que os gestores tenham tudo muito bem organizado. Imagine, por exemplo, que a instituição tem apenas uma quadra poliesportiva, na qual os alunos realizam as aulas de educação física.
Se essa quadra não comporta mais de uma turma de alunos por vez, as aulas de educação física precisam ser agendadas, de modo que não ocorra esse conflito de horários e os alunos sejam prejudicados.
O mesmo vale para laboratórios de informática, visitas à biblioteca, exibições de filmes nas salas de vídeo, entre outras aulas que necessitem utilizar uma estrutura física da escola que vai além da sala de aula.
4.2 Promova a troca de experiências
Falamos anteriormente sobre a importância de encontros para a formação de professores no período de férias dos alunos. Nesse caso, o mesmo vale para a troca de experiências entre os profissionais.
Podem ser feitos debates, para que os professores conversem entre si e tragam experiências que tenham vivenciado em suas carreiras acadêmicas. Essa troca de experiência é muito rica e contribui para o crescimento profissional dos educadores.
4.3 Esteja preparado para receber os alunos
Na gestão de volta às aulas, é essencial que a instituição esteja pronta para receber os alunos de portas abertas.
Para isso, é essencial que tudo esteja alinhado, com uma pintura adequada, equipamentos de qualidade, professores treinados, refeitórios equipados, salas de aula com dispositivos tecnológicos para proporcionar um aprendizado mais eficiente etc.
Tudo isso precisa estar alinhado, para que nada dê errado no dia da recepção aos alunos. Eles precisam ter uma boa experiência para que tenham motivação para retornar à escola nos demais dias.
4.4 Organize uma boa recepção para os alunos
Os estudantes estão voltando de uma temporada de férias, período que representa liberdade e diversão para as crianças. Afinal, nas férias é possível dormir até mais tarde, fazer viagens, encontrar com amigos, não ter horários rigorosos para brincadeiras etc.
Dentro desse contexto, a volta às aulas pode ser vista pelos pequenos como uma atividade chata ou pouco atrativa. É por isso que os gestores escolares precisam organizar uma boa recepção para os alunos.
Já comentamos sobre a importância de organizar um evento na gestão de volta às aulas. Além disso, também produza mensagens de boas-vindas que podem ser fixadas nos murais das áreas comuns da escola.
Se a escola utiliza lousas virtuais, por exemplo, pode produzir um vídeo com os professores e colaboradores da escola desejando boas-vindas aos alunos e solicitar aos educadores que o transmitam na primeira aula do ano.
Nesse vídeo pode ser mostrada a estrutura da escola e as mudanças que foram feitas nas férias.
Esse tipo de ação serve tanto para atualizar e relembrar os alunos antigos sobre tudo o que a escola oferece, como também para apresentar a instituição aos novos estudantes que estão ingressando.
4.5 Promova uma reunião de pais
Além de desenvolver ações para os alunos, também é importante que no início do período letivo escolar seja feita uma reunião com os pais. O objetivo desse encontro é apresentar o plano pedagógico da instituição e alinhar questões importantes para o desempenho dos alunos.
A reunião com os pais deve abordar temas como o uso do uniforme, os materiais escolares, a programação da escola, como passeios e viagens etc.
Isso é importante para que os pais se programem para gastos extras, como para pagar a passagem do filho em uma excursão que a escola fará para um zoológico ou museu em outra cidade, por exemplo.
Assim como a instituição precisa ser apresentada para os alunos, o mesmo deve ser feito para os pais. Por isso, também aproveite esse momento para apresentar todos os investimentos que a escola faz para trazer melhorias para os seus filhos.
Tudo isso fará com que eles compreendam sobre a relevância que a escola tem na formação educacional e cultural dos alunos.
5. Como softwares de Gestão de Sala Aula podem ajudar nesse processo?
Softwares de Gestão de Sala de aula são excelentes ferramentas para tornar interessante esse período de volta às aulas. Tanto para alunos como para professores, já que com eles é possível:
- Tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes através do uso de enquetes eletrônicas para avaliar a fixação do conteúdo programático;
- Distribuir material com conteúdo eletrônico, aproveitando o tempo que seria gasto com a cópia do conteúdo de uma forma mais produtiva;
- Utilizar a gamificação como motivador de aprendizado;
- Focar a atenção dos alunos, orquestrando seus computadores para que acessem simultaneamente um determinado site, pasta ou conteúdo eletrônico;
- Incrementar a colaboração, agrupando determinados computadores e tornando os uma equipe, que irá desempenhar determinada tarefa ou exercício;
- Otimizar o gerenciamento do tempo, através da programação eletrônica do horário de início e término de uma determinada aula, tarefa ou lição e todas suas etapas;
- Distribuir e recolher provas eletronicamente, com avaliação automatizada de notas e divulgação instantânea dos resultados;
No caso de a escola ainda não ter um software desse tipo, recomenda-se, inclusive, a contratação.
6. Como escolher um software para gestão de sala de aula?
Agora você já sabe alguns dos benefícios desse software, como ele é importante na gestão de volta às aulas e para o dia a dia da comunidade escolar. Porém, antes de contratar um sistema, é necessário atenção!
Você precisa verificar se o programa tem todos os recursos necessários e se realmente é de qualidade. Caso contrário, o investimento pode não valer a pena e o pior, ainda trazer dores de cabeça por ser pouco amigável ou complicado de utilizar.
Pensando em facilitar o momento da escolha, listamos algumas ações que precisam ser executadas nesse momento. Veja!
6.1 Solicite uma apresentação do programa
Antes de fechar a compra, entre em contato com as empresas que fornecem esse tipo de programa e solicite uma apresentação. Depois disso, analise criteriosamente o que cada um deles oferece.
A ideia aqui é colocar na ponta do lápis todos os recursos que cada empresa oferece e contratar o software mais completo ou que melhor se adeque às necessidades da sua instituição de ensino.
6.2 Escolha o programa em conjunto com a equipe
Ao escolher um programa para escolas, convém que a direção não tome essa decisão sozinha. É recomendado que a área de TI da escola faça estudos para verificar as possibilidades mais convenientes.
Depois disso, professores e coordenadores pedagógicos devem ser ouvidos. Eles também precisam verificar as funcionalidades do software e observar quais as características cada um deles têm em específico.
Afinal são eles que colocarão a “mão na massa” nas atividades escolares. É por conta disso que eles precisam participar da avaliação.
6.3 Verifique as questões de segurança
Na gestão de voltas às aulas, é importante que os técnicos em informática da escola verifiquem o quanto esse tipo de software ajuda a reforçar as medidas de segurança da informação da instituição de ensino, por exemplo, bloqueando o acesso a determinados sites na Internet, ou que permita criar instantaneamente listas de sites liberados para acesso a qualquer momento, para uso em determinada aula ou tarefa.
Isso quer dizer que o programa terá mais segurança e os dados, como fichas de alunos e informações sigilosas da escola não vazarão no caso de ataques de hackers, por exemplo.
6.4 Analise as capacidades de comunicação e interação disponibilizadas
Outro ponto importante a ser analisado ao escolher o software está relacionado à comunicação.
É preciso que se tenha um programa que proporcione meios para que os alunos possam, comunicar-se privadamente com um determinado professor ou funcionário da escola para solicitar ajuda ou apoio emocional em situações em que estejam sofrendo qualquer tipo de assédio, bullying, etc.
6.5 Veja se o programa permite a geração de relatórios
A geração de relatórios é importante para que em todos os períodos de férias a direção poder analisar o que aconteceu no ano anterior e os resultados obtidos. Dessa forma, quando for feita a gestão de volta às aulas, indicadores poderão ser analisados.
Os relatórios podem trazer informações resumidas sobre a frequência dos alunos, conteúdos apresentados, materiais utilizados, programa das aulas, enquetes e notas das avaliações.
6.6 Observe se há suporte técnico
Também é muito importante observar se o software escolar adquirido conta com um suporte técnico adequado. Somente dessa forma você terá a segurança de realizar suas atividades, sem temer que estará desassistido.
O suporte técnico deve estar sempre à disposição, para o caso de o programa apresentar qualquer tipo de falha ou de os usuários necessitarem de algum tipo de explicação ou treinamentos sobre o uso da ferramenta.
7. Quais os benefícios contínuos que o software pode proporcionar?
Os softwares de Gestão de Sala de Aula geram benefícios não apenas na gestão de volta às aulas, mas sim em todas as épocas do ano. Entre os principais benefícios que os programas geram para as escolas, destacam-se os que explicaremos nos próximos tópicos.
7.1 Evita a distração dos alunos
Não é novidade que os alunos, seja em sala de aula ou laboratório, por curiosidade, tendem naturalmente a utilizar os equipamentos para navegar em sites de seus interesses, ou redes sociais onde estão seus colegas.
O software permite bloquear esses acessos, ou de forma complementar, liberar apenas para determinados alunos ou em determinados horários.
7.2 Evita o vazamento de informações
O software permite que se bloqueie o uso de dispositivos de armazenamento como unidades de CD/DVD, e portas USB, ou mesmo atribuir o uso de apenas determinados pendrives e HDs externos autorizados, evitando assim a cópia inadvertida de dados de alunos, professores, conteúdos de matérias, etc.
7.4 Elaboração de provas eletrônicas de qualquer computador sem custo adicional
Com o software de gestão de sala de aula é possível distribuir um módulo de elaboração de provas a qualquer número de professores, que pode ser instalado em seus próprios equipamentos para que possam ser utilizados nas dependências fora da escola, a qualquer momento, sem que haja qualquer cobrança adicional por isso.
7.5 Acompanhamento de tendência e comportamentos incomuns
Sabe-se o quanto as instituições de ensino andam preocupadas com assuntos e comportamentos extremos como suicídio de alunos, bullying, estupro virtual, preconceito, homofobia, uso de drogas, entre outros.
O software pode monitorar de forma silenciosa o uso de determinadas palavras chave pelos alunos nos computadores, gerando alertas e relatórios sobre os trending topics, isto é, termos mais pesquisados ou comentados, permitindo que a direção da escola, corpo pedagógico e psicólogos, possam antecipar-se em detectar possíveis comportamentos e tomar medidas preventivas
Agora você já conhece boa parte do que precisa para fazer uma excelente gestão de volta às aulas em sua escola.
Esperamos que este conteúdo tenha sido muito útil e que sirva mesmo como um guia com ações que possam ser praticadas em sua instituição de ensino. Para que você fique ainda mais por dentro do assunto, acrescentamos alguns materiais adicionais:
• Vídeos curtos com exemplos e demonstrações
• Mini Ebook Tudo que você precisa saber sobre um software de gestão de sala de aula
A SunSoftware tem mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para escolas e faculdades e está à disposição para ajudá-lo em todos os meses do ano letivo de sua instituição. Entre em contato conosco e saiba mais como temos ajudado inúmeras escolas do Brasil a melhorarem seus desempenhos e a estarem na vanguarda do ensino moderno!