Mais do que nunca a tecnologia está presente nas instituições de ensino e essa é uma realidade em pleno crescimento no Brasil, por conta da utilização de plataforma escolar. Esses softwares de gestão para a área da educação são muito completos e garantem que os diretores e professores tenham mais facilidade para desenvolver os seus trabalhos.
Além disso, a ascensão tecnológica faz com que os alunos se sintam mais motivados a aprender e isso gera maiores benefícios para que eles fixem em suas mentes os conteúdos abordados em sala de aula.
É importante destacar ainda que, além de alunos nativos digitais, uma nova de geração de professores, que já cresceu em meio a um cenário tecnológico, está chegando às escolas. Essa nova leva de educadores vê a tecnologia como algo natural no ensino e utiliza recursos — como a lousa digital — para tornar as aulas mais interativas.
A plataforma escolar, para esses novos professores, também é uma ferramenta de uso fundamental e que traz muitos benefícios para as escolas. A seguir, vamos explicar 4 funções da plataforma escolar que vão deixar a sua vida mais fácil. Acompanhe!
1. Controle de conteúdos impróprios
Monitorar o que os alunos acessam nos computadores da escola é uma responsabilidade do gestor escolar. Porém, é pouco adequado solicitar aos professores que fiquem fazendo vistorias ou “espiando” o que todos da classe estão fazendo durante as aulas, não é mesmo? Além disso, o professor não teria condições de acompanhar a todos ao mesmo tempo e ainda lecionar.
A plataforma de controle escolar permite o monitoramento do que os alunos estão acessando nos dispositivos da escola. Assim, o time docente e a equipe de TI podem realizar um trabalho em conjunto para verificar o que está sendo visualizado pelas crianças e adolescentes.
Em tempos de redes sociais e relacionamentos digitais, é bastante comum que problemas já conhecidos dos educadores, como o bullying, ganhem agora as plataformas digitais. Isso acontece quando um grupo de alunos cria uma comunidade virtual para constranger ou rir de um colega. Essa prática é evitada quando se tem o controle de telas, pois a situação poderá ser detectada ainda no início.
Outro ponto importante a ser destacado, quando falamos da educação no meio digital, são os novos crimes que estão surgindo nesse tipo de ambiente. É o caso, por exemplo, do estupro virtual, que acontece quando uma vítima é chantageada ou persuadida para que envie fotos ou vídeos nua ou praticando atos libidinosos.
Polêmicas como o jogo da baleia azul e a boneca momo, que estimulam práticas como a automutilação e até mesmo o suicídio também precisam ser evitados a qualquer custo nas salas de aula. Por conta disso, o monitoramento de conteúdos acessados pelos alunos é algo tão relevante— se isso ocorrer, devem ser tomadas as medidas cabíveis, como alertar os pais e promover palestras na escola, a fim de que esse tipo de ação não se repita no ambiente educacional.
Além do monitoramento de telas, outra ação importante a ser executada por uma plataforma escolar é o filtro de sites que os alunos podem acessar. A ideia é que redes sociais e jogos só possam ser acessados em momentos adequados, como quando uma atividade pedagógica é planejada para utilizar esses recursos. Também deve ser vetado o acesso a sites com conteúdos adultos, que contenham violência, nudez, pornografia, apologia ao uso de drogas etc.
Controlar o que os alunos acessam nos computadores da escola é uma atividade necessária por conta de diversos fatores, que explicamos neste tópico. Pelo fato de a plataforma escolar permitir que isso seja feito, convém fazer o investimento nesse tipo de software para que a instituição possa fazer o monitoramento de maneira adequada.
2. Acompanhamento do desempenho e progressão dos alunos
A plataforma escolar também pode ser utilizada para que os professores e a coordenação pedagógica da instituição acompanhem o desempenho e a progressão dos alunos. Isso é importante para que particularidades de cada estudante sejam identificadas e reportadas para seus pais.
Se um aluno tem dificuldades em matemática, mas um excelente desempenho em outras disciplinas, convém dizer aos pais que seria interessante investir em reforço escolar dessa matéria específica. Assim, o aluno poderá alcançar maiores médias e absorver com mais facilidade esse conteúdo.
De maneira geral, podemos dizer que com uma plataforma escolar os professores e gestores da escola têm uma visão ampla acerca do aprendizado de seus alunos. Isso acontece porque os docentes registram todas as notas no sistema e o coordenador consegue verificar como cada estudante tem evoluído em cada disciplina ou área de conhecimento.
Desse modo, é possível identificar se a dificuldade é específica para uma disciplina ou acontece de maneira geral, em todas as matérias. Nesse caso, o fator que está desencadeando as notas baixas do aluno precisa ser investigado. Esse estudante, provavelmente pode estar sofrendo déficit de atenção, problemas pessoais ou alguma doença física ou psicológica que gera desmotivação em sala de aula.
Esse acompanhamento aproximado do desempenho de cada aluno fará com que os professores possam dar um amplo feedback aos pais em reuniões escolares. Nesses encontros, serão mostrados individualmente para os pais de cada aluno indicadores que demonstram o desempenho dos filhos na escola.
A demonstração visual de resultados é muito mais eficiente para que os responsáveis compreendam as situações que estão sendo vivenciadas pelos alunos do que simplesmente emitir um boletim, com um resumo das notas. Com esse tipo de plataforma, os responsáveis terão uma visão real sobre o aprendizado e o desempenho das crianças e adolescentes, gerando ganhos em reputação para a sua escola.
Indo além das questões que envolvem a educação e a sala de aula, o acompanhamento dos resultados dos alunos também pode ser utilizado em campanhas de marketing da instituição. Imagine, por exemplo, que uma alta porcentagem dos seus estudantes se destacou nas olimpíadas de matemática ou em outra competição que seja realizada em sua região. Essa informação pode ser divulgada nos canais da instituição para atrair novos alunos.
3. Gestão de lições pedagógicas
Quando falamos em plataforma escolar, não podemos deixar de lado a gestão de lições pedagógicas, pois essa é uma das suas principais funções. Por meio desse tipo de software, os professores conseguem programar conteúdos e tarefas para serem executadas pelos alunos, visando fixar a aprendizagem.
É possível que os mestres utilizem a criatividade e recursos tecnológicos, como a gamificação, para fazer com que os estudantes absorvam os conteúdos que precisam ser aprendidos em sala de aula.
A plataforma escolar também permite que o professor adapte as matérias às diferentes necessidades de cada aluno, dando um acompanhamento personalizado. Se um estudante tem dificuldade em aprender um tópico, o professor poderá disponibilizar, por meio do software, algumas leituras extras, por exemplo. Isso é feito por meio do compartilhamento de links para todos ou até mesmo com o envio de mensagens particulares.
Quando falamos em gestão de lições pedagógicas, não podemos deixar de lado a questão da atenção. Só quem já esteve em frente a uma sala de aula com crianças e adolescentes sabe como é difícil fazer com que todos mantenham a concentração na disciplina que está sendo discutida. Afinal, qualquer situação, por mínima que seja, pode gerar a distração dos alunos.
Com a plataforma escolar, os professores executam atividades afim de recuperar a atenção e colocar a turma de volta aos trilhos. Uma maneira fácil de fazer isso é usar o software de gerenciamento em sala de aula para bloquear temporariamente as telas dos alunos. Também podem ser compartilhados links com imagens e gráficos que ilustrem o assunto que o professor está explicando.
Ademais, os programas de gestão de lições pedagógicas também podem bloquear nos computadores da sala de aula todos os conteúdos que não sejam os compartilhados pelo professor para ser acompanhado naquele momento.
4. Planejamento de conteúdo programático
O planejamento de conteúdo programático também pode ser feito por meio dos softwares para educação. Com esse tipo de programa, os professores fazem o registro de todos os conteúdos que serão abordados em sala de aula, indo de encontro com o que foi planejado no calendário educacional da instituição.
Tudo isso pode ser feito a distância, sem a necessidade de o professor estar na escola enquanto prepara as suas aulas. Assim, o home office se torna uma realidade produtiva aplicada aos educadores no momento da preparação das aulas. Eles precisarão ir até à instituição de ensino apenas para dar as aulas e não para planejar conteúdos — tudo isso facilita o trabalho dos educadores.
Afinal, quem trabalha com educação sabe o quanto é preciso ter responsabilidade no momento de fazer o planejamento de conteúdo. E, com um software de gestão escolar, essa atividade se torna mais fácil de ser executada e não se torna um peso na rotina do professor.
Os planos de aula são documentos nos quais os educadores se baseiam para passar os conteúdos que serão trabalhados com os alunos. Além disso, as escolas têm um cronograma no qual os professores devem se embasar, mas é de responsabilidade deles orquestrar esses conteúdos no decorrer do período letivo e, assim, garantir que todos sejam abordados, conforme o previsto.
Com uma plataforma escolar, esse planejamento de conteúdo será registrado e a direção e coordenação pedagógica da escola poderão acompanhar tudo e verificar se as matérias estão sendo bem trabalhadas nas turmas. Há de se concordar que isso tudo é muito vantajoso para pais, alunos e educadores.
Bônus – Tire as suas dúvidas sobre a plataforma escolar e suas formas de uso
Agora que você já conhece as 5 principais funções da plataforma escolar, vamos esclarecer as maiores dúvidas que os gestores de instituições de ensino têm quando falamos nesse tipo de software. Veja!
A plataforma escolar é simples de ser implementada?
O primeiro passo que deve ser seguido pela gestão de uma escola que deseja utilizar um software educacional é garantir que o departamento de TI não tenha dificuldades para colocá-lo em funcionamento.
As plataformas escolares de qualidade funcionam perfeitamente com a estrutura existente na escola e a implementação da ferramenta é simples e feita apenas com alguns cliques. Certifique-se, portanto, sobre a possibilidade de implementação antes de começar a utilizar um sistema escolar.
Esses programas são fáceis de usar?
A última coisa que um professor precisa é de confusão em sua sala de aula, não é mesmo? É por isso que, quando uma plataforma escolar for implementada, é preciso escolher programas que são fáceis de usar.
As plataformas adequadas são intuitivas, têm um design e layout bem elaborados e facilitam o acesso para os alunos e professores — para que ambos possam ter boas experiências ao acessar o programa.
Quais são os resultados trazidos por uma plataforma escolar?
Quando falamos das 5 funções de plataforma escolar que vão deixar a sua vida mais fácil, citamos alguns dos resultados que esse tipo de programa traz para as escolas. Porém, falar sobre esse assunto nunca é demais, pois a sua instituição de ensino passará por uma verdadeira revolução ao implementar esse tipo de estratégia.
De maneira geral, podemos dizer que uma plataforma de gerenciamento de sala de aula bem-sucedida deve ter recursos que impulsionem o engajamento dos alunos e melhorem a eficiência da atividades pedagógicas, em vez de atrapalhá-las.
Por isso, o sistema deve oferecer recursos como bloqueio de tela, bloqueio de sites, disponibilização de links e outras ferramentas que contribuem para que os alunos não se distraiam ao utilizar os seus dispositivos. Assim, eles vão realmente se ater ao conteúdo que está sendo abordado pelo professor.
Outro resultado que uma plataforma escolar traz é o compartilhamento de tela, uma ferramenta que, em alguns casos, elimina a necessidade de um projetor. Com esse recurso, o professor consegue compartilhar apresentações de slides para os dispositivos dos alunos. Isso também pode ser feito pelos próprios alunos, quando tiverem que fazer apresentações de trabalhos para os colegas.
Ainda sobre esse recurso, o software escolar pode ser interligado a outras tecnologias, como a lousa virtual. Essa funcionalidade é muito interessante e proporciona aulas muito mais interativas, através da exibição de vídeos, fotos, infográficos, slides etc.
O ponto principal que uma plataforma de gerenciamento de sala de aula escolhida precisa ter é fornecer recursos para que os professores possam aprimorar as suas explanações a fim de torná-las mais atrativas para os alunos.
Como precisa ser o suporte de um software escolar?
Ao contratar um software escolar, você deve garantir que a empresa contratada tenha um suporte técnico adequado, uma vez que problemas podem surgir ou até mesmo dúvidas precisem ser esclarecidas no decorrer do uso do programa.
Por isso, garanta a contratação de uma empresa que tenha especialistas à disposição para orientar os professores e colaboradores sempre que for necessário.
Quais são os conteúdos impróprios que devem ser evitados na sala de aula?
Conforme explicamos anteriormente, uma das principais vantagens do uso da plataforma escolar é o bloqueio de conteúdos impróprios para os alunos. Isso é muito importante, uma vez que o acesso a esse tipo de material é prejudicial para o aprendizado das crianças.
Além disso, materiais fora do propósito da aula também tendem a respingar na reputação e na imagem da escola, caso algum crime virtual aconteça ou qualquer tipo de conteúdo impróprio seja produzido dentro da instituição.
Para saber quais tipos de conteúdo devem ser bloqueados com a plataforma escolar, os educadores precisam entender a realidade na qual as crianças e adolescentes estão inseridas. Nesse sentido, a Kaspersky Lab decidiu investigar quais são as maiores ameaças para as crianças na internet.
Para desenvolver o estudo, que foi repercutido em uma reportagem do jornal Correio Braziliense, a organização fez uma investigação por meio de usuários que utilizam a ferramenta Controle Parental — um dispositivo utilizado pelos pais para bloquear sites e materiais impróprios para menores de idade.
Entre os principais conteúdos inadequados que as crianças buscam, de acordo com esse estudo, são pornografia, jogos de azar, consumo de drogas e sites sobre armas e com linguagem forte.
Vale destacar que essa pesquisa foi feita com usuários de diversos países e que o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de detecções de pesquisas de conteúdo inadequado feita por crianças, no aplicativo Controle Parental. É por isso que os professores precisam ficar atentos a esse tipo de questão e, assim, evitar que eles sejam acessados em sala de aula.
Custa muito caro ter uma plataforma escolar?
Muitos gestores escolares têm a falsa ideia de que custa caro contratar uma plataforma escolar para utilizar em sua instituição de ensino. Esse é um mito que precisa ser deixado de lado, pois o valor utilizado para contratar o serviço precisa ser encarado como um investimento e não como um gasto.
A tecnologia precisa estar presente na vida dos alunos contemporâneos e a escola só terá vantagens ao utilizar se dos recursos tecnológicos para ensinar. Logo, o preço que será pago não precisa ser visto como um grande gasto para a escola, pois, os investimentos realizados trarão resultados em curto e médio prazo.
A satisfação dos pais e alunos fará com que eles indiquem a sua instituição de ensino para outras pessoas, bem como reterá os que já estão matriculados. Dessa forma, a lucratividade da escola aumentará — ou seja, o investimento trará resultados adequados.
Além da sala de aula, quais outras áreas da escola são beneficiadas pelo software?
A sala de aula não é o único ambiente da escola que se beneficia com o uso de plataformas digitais para gestão. Outras áreas, como as operações de TI, podem tirar proveito do programa, uma vez que será mais fácil identificar problemas e atuar com agilidade e de forma remota, para solucioná-los.
A área de TI também garante com mais facilidade a segurança das informações trocadas entre pais e professores, bem como todos os registros que são feitos nos softwares escolares. Isso se justifica porque os programas de qualidade têm sistemas criptografados. Assim, há uma camada extra de proteção em sua programação, que evita que as informações sejam vazadas.
O setor de recursos humanos também pode obter benefícios e ter a vida facilitada com o uso de uma plataforma educacional. Por meio desse tipo de programa é possível que o diretor da escola faça o monitoramento e o controle de ponto dos horários dos professores e funcionários.
Isso também facilita muito para que o setor de Recursos Humanos faça o fechamento das folhas de pagamento e identifique a necessidade de realizar novas contratações para a instituição.
Leu todo o nosso post até aqui? Então você já sabe quais são as funções de plataforma escolar que vão deixar a sua vida mais fácil. É chegado agora o momento de conhecer um pouco mais sobre os sistemas oferecidos pela SunSoftware.
Para isso, baixe agora o nosso e-book que fala sobre a importância e os desafios do uso da tecnologia em sala de aula.