A educação mudou com o uso da tecnologia na escola. Hoje, métodos antigos de ditado, cópia e decoreba estão defasados. Simplesmente não são capazes de criar um ambiente motivador de ensino do conteúdo programático através da troca de ideias, informações ricas visualmente e aulas estimulantes, demandas características da nova geração de alunos das escolas do Brasil.
Em outras palavras, chegou a hora de repensar a utilização do quadro negro. Entenda o que é e como funciona a lousa virtual, e como ela converge com as TICs na educação contemporânea.
Lousa virtual – redefinição de tecnologia nas lições em sala de aula
A rigidez de um conteúdo programático ministrado com base em um quadro negro não combina com a forma de assimilação e interação com conteúdo dos novos alunos. Estes, nasceram e cresceram em um mundo digital baseado em interação. E é isso que a lousa virtual se propõe a oferecer às salas de aula.
Uma lousa virtual oferece uma experiência multimídia em sala de aula. Com conteúdo dinâmico, permitindo a aplicação de vídeos, áudios, animações e outras lições estimulantes para os estudantes.
Alunos sem voz em sala de aula = distração
Um problema vivido por muitos professores hoje é a dificuldade de manter a atenção dos alunos na lição ministrada em sala de aula. Isso ocorre muito em razão do desconforto dos estudantes com a forma como as aulas são ministradas. De maneira unilateral, fortemente hierarquizada.
Através de aplicações de tecnologia na educação acopladas à lousa virtual, em suma, um ambiente digital de aprendizagem, o professor pode ministrar lições com o conteúdo programático tendo uma visão completa de sala de aula, podendo atender a dúvidas em tempo real e definindo pontos de cuidado especial, ou seja, alunos que aparentemente não estão entendendo o tema proposto, para, assim, oferecer a atenção necessária.
Por outro lado, o professor pode também premiar destaques, dando status de líderes a alunos que demonstram um bom desempenho nas lições gerando uma concorrência saudável perante os outros membros da turma. Isso estimula a participação e gera um ambiente democrático dentro da escola como um todo.