Anos passam, surgem novas teorias sobre a educação, mas uma coisa permanece igual: professores seguem tendo de lidar com a distração dos alunos em sala de aula. Porém, esse cenário vem ganhando novos contornos com a adesão à tecnologia na escola. Hoje, com ajuda de softwares para sala de aula, você ganha recursos para reger uma lição assegurando a atenção ao conteúdo, a segurança na escola e o prosseguimento do conteúdo programático em sala de aula. Entenda como!
Controle para segurança na escola e aprendizado
É lógico que nenhum professor quer controlar completamente o que um aluno faz em sala de aula, desestimulando a manifestação de individualidades, mas isso não significa dar a ele carta branca para acessar o que bem entender nos computadores da escola. Pelo contrário, isso pode até mesmo colocar o aprendiz em uma situação de risco, possibilitando o acesso a websites pornográficos ou de discursos racistas, xenofóbicos, misóginos e homofóbicos, entre outros.
Soluções de controle para sala de aula
Visto isso, é importante contar com recursos de controle de acessos e atenção para a segurança na escola, para garantir que ela seja devidamente adequada ao ambiente digital de aprendizado.
Com soluções disponíveis, o professor obtém visão de momento das telas dos alunos. Assim, é possível que o professor apague as telas dos estudantes e trave o mouse e o teclado quando nota algum acesso inadequado durante a aula ou mesmo a fim de obter sua atenção durante uma explicação.
Sincronização de acessos
Para exploração de websites educacionais, você pode utilizar um sistema de co-Navegação na internet. A solução proporciona que o mestre abra sites selecionados e os sincronize com o navegador na máquina de cada aluno. Assim, conforme o professor vai navegando pelo site, as máquinas dos alunos o acompanham.
Soluções adicionais
É lógico que só soluções de controle não são o bastante para usar a tecnologia para manter a atenção dos alunos em sala de aula. É preciso oferecer lições que façam jus à criatividade e interatividade dos estudantes do século 21.
Com softwares é possível que você crie um ambiente digital de aprendizado de gamificação para interação e colaboração em sala de aula. Por exemplo, que o professor dê a alunos específicos prêmios visuais que estimulem sua dedicação ou comportamento.
Além disso, lógico, pode oferecer soluções multimídia mais adequadas aos alunos modernos, com sons, vídeos e estímulos que ilustram as lições de maneira mais completa, fomentando o ensino.
Quer conhecer ainda mais benefícios do uso da tecnologia na escola? Baixe agora nosso ebook clicando no banner abaixo. É grátis!