Quem acompanha nosso blog sabe bem como hoje as escolas brasileiras passam por um verdadeiro choque de gerações: professores analógicos X alunos digitais. “Geração Y”, “Geração Millennial”, chame como preferir. Fato é que existe uma falha de comunicação que vem gerando novas demandas dos alunos, estes querem uma nova linguagem mais adequada à Era Digitale às TICs na educação. Situação que um ambiente virtual de aprendizagem se propõe a resolver.
Problemas causados por uma visão “analógica” do ensino
Distração, conversas, acessos a conteúdo indevido na internet, lições em sala de aula administradas de maneira impessoal, sem uma compreensão das carências e pontos fortes de cada aluno…estes são apenas alguns pontos nos quais a educação é prejudicada pela aplicação de modelos antigos de ensino.
Não, um aluno que nasceu e cresceu em um mundo já digitalizado, e hoje interage com ele através da tecnologia, tablets, celular, notebook, etc., não está interessado em lições ministradas via ditado ou cópia de um quadro negro. Pior ainda: insistir neste modelo pode, gradativamente, aumentar a distância entre o professor e o aluno. Nessa hora, ganha quem aceita adaptar-se.
Ambiente virtual de aprendizagem: soluções simples para tarefas (aparentemente) complicadas
Com a aplicação de um ambiente virtual de aprendizagem, você passa a exercer controle responsável sobre a sala de aula. Obtendo visibilidade de atividades realizadas por alunos nos computadores da escola e, assim, evitando acessos impróprios e distrações. O foco é na lição!
Ao mesmo tempo, e tão importante quanto, tendo acesso a uma lousa digital, suas lições ganham mais vitalidade, adaptando-se a uma geração desacostumada com informações rígidas e estáticas.
Tecnologia para transformar a sala de aula
De fato, a tecnologia na educação pode ser pensada como uma extensão da sala de aula. Através de dispositivos de troca de mensagens, entre outros recursos, professores podem trocar mensagens com alunos de maneira segura, tanto individualmente quanto em grupos, além disso, soluções para aplicação de testes, lições e outras formas de interação entre professores e estudantes.
Além disso, a tecnologia proporciona formas de manter e cruzar dados preciosos obtidos em sala de aula, garantindo um apanhado de informações para traçar perfis de seus alunos, entendendo seus pontos fortes e fracos e, assim, investindo pessoalmente nos pontos de carência para garantir o aprendizado.
Estes são alguns pontos em que um software para educação ajudará professores a resolverem questões contemporâneas para ministrar o conteúdo programático em sala de aula. Quer saber ainda mais? Realize o download de nosso conteúdo especial clicando no banner abaixo!