Foi-se o tempo em que professores eram resistentes ao uso das tecnologias na educação. Hoje, profissionais dedicados ao ensino buscam atualizar suas funções de acordo com tempo em que vivemos, intensamente marcado pelas plataformas digitais. Porém, às vezes essa dedicação esbarra na figura do diretor da escola, que, por motivos diversos, pode ser alheio à consonância entre tecnologia e educação.
Mas como resolver esta diferença de opiniões? Ora, através do diálogo. Converse com o diretor de sua escola. Explique como a tecnologia irá melhorar o desempenho de seus alunos em sala de aula.
Precisa de ajuda? Pois acompanhe no post a seguir como a tecnologia afeta positivamente o trabalho de professores e diretores escolares.
1: O uso das novas tecnologias na educação aumentam a motivação e o engajamento dos alunos em sala de aula
Uma pesquisa realizada pelo Departamento Nacional de Educação dos EUA apontou que professores viram um salto no engajamento dos alunos em sala de aula quando passaram a utilizar um sistema de gestão escolar.
A participação aumentou inclusive para estudantes considerados “alunos problemas”. Assim, a utilização de um sistema de gestão escolar proporcionou segurança em sala de aula e proporcionando uma grande satisfação por parte dos pais em relação à escola, aos professores e à figura do diretor.
2: Tecnologias na educação como ferramentas para educar alunos introvertidos
Todo diretor conhece os alunos de sua escola. Sabe os casos em que estudantes passam por algum tipo de dificuldade que acaba afetando sua personalidade. Muitos alunos apresentam casos de timidez que podem afetar o ensino, e isto é um problema para toda a escola. Com as tecnologias digitais em sala de aula, esta barreira passa a ser descomplicada.
Um aluno não precisa comunicar uma ideia em voz alta, ele pode simplesmente enviar uma mensagem a um grupo de discussão ou compartilhar um documento. Assim, aos poucos estes alunos mais introvertidos vão se soltando, melhorando sua qualidade de vida e levando satisfação aos pais.
3: Melhore a performance dos professores de sua escola
Assim como a gestão de ativos da escola, um dos principais desafios para um gerente é a otimização de performance de seus colaboradores. O mesmo se aplica ao papel do diretor em relação aos professores que lecionam em sua escola. Se um professor está tendo dificuldades em passar determinado conhecimento para os alunos, isso afeta toda a escola enquanto fornecedora de um serviço.
Através da tecnologia na escola, professores ganham acesso a uma plataforma multimídia de potencial infinito para transmissão de informação e conhecimento. Através de estímulos visuais ou sonoros, os alunos de sua escola irão processar as novas informações com mais agilidade, levando os professores ao sucesso e contento.
4: Mais organização na administração de sua escola
Com um software educacional, diretores ganham um potente parceiro para a administração de processos burocráticos e gestão de ativos da escola. O uso da tecnologia na educação evita erros humanos e proporciona uma análise completa de performance dos alunos, professores e colaboradores. Além disso, proporciona uma organização maior no acompanhamento de ações cronológicas, como o calendário do MEC (Ministério de Educação), permitindo um gerenciamento completo de eventos e atividades voltadas ao futuro dos alunos.
5: Foco individualizado em alunos especiais
Já falamos aqui como a tecnologias na educação pode ajudar diretores a prestarem atenção especial em alunos mais tímidos ou “rebeldes”. Mas, como este é um dos grandes desafios da gestão escolar, iremos insistir no tema! Com as tecnologias digitais em sala de aula, a escola pode acompanhar cada aluno como um caso especial.
Através de softwares especializados em tecnologia e educação, diretores escolares podem fazer um mapeamento completo de performance de alunos em sala de aula, medindo rendimentos e progresso, assim como tendência à ausência escolar e outros dados. Este acompanhamento torna menos desafiador administrar a escola e relacionar-se com os pais em busca de soluções.
6: Dê um boost na confiança de alunos, professores e colaboradores
A soma de todos os benefícios já citados aqui tem um efeito direto nas escolas que adotam a tecnologia em sala de aula: um aumento na confiança de professores, alunos e, por que não, do diretor. Ora, os alunos de hoje já nasceram em um mundo digital. Usar a tecnologia para ensiná-los torna todo o processo mais familiar a eles.
Ao que os alunos vão tornando-se mais confiantes pelos resultados alcançados, o mesmo ocorre para o professor. Em curto ou médio prazo, o ambiente tecnológico terá afetado todo o ambiente escolar tendo como efeito este aumento em confiança e satisfação!
7: Investimento com retorno garantido a médio ou curto prazo
Talvez o grande desafio da argumentação de professores a diretores sobre tecnologia em sala de aula tenha a ver com o investimento necessário. Porém, os resultados apresentados mostram-se bastante superiores ao custo investido. Uma pesquisa realizada nos EUA mostrou que escolas que investiam em tecnologia na educação: aumentaram a acessibilidade, superaram custos, reestruturaram as salas de aula, aumentaram a capacidade de desenvolvimento de alunos e professores. Resultados preciosos que posicionam estas instituições em relação ao futuro da educação.
Estes foram cinco argumentos irresistíveis para convencer seu diretor a adotar plataformas e estratégias baseadas em tecnologia na educação. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso ebook clicando no banner abaixo. É grátis!