A ascensão tecnológica fez com que as escolas incluíssem os computadores e dispositivos móveis — como os smartphones e tablets — em sua infraestrutura. Dessa forma, os alunos podem ter uma experiência mais rica e complementar os assuntos que são discutidos pelos professores. No entanto, essa prática exige alguns cuidados, como o bloqueio do conteúdo adulto nos computadores da escola.
É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe os tópicos a seguir e entenda quais são os benefícios obtidos ao utilizar recursos tecnológicos em sala de aula e impedir o acesso a conteúdos inadequados.
Conheça os benefícios do uso do computador em sala de aula
É inegável que as novas tecnologias inovaram a sala de aula. Também são muitos os benefícios proporcionado pelos computadores no ambiente escolar. Os principais deles estão listados a seguir.
Melhora a absorção dos conteúdos trabalhados
O uso da Internet permite que os alunos tenham acesso a diversos textos, vídeos, infográficos, exercícios complementares, entre outros conteúdos, nos ambientes online.
Com a supervisão do professor, esses recursos podem ser muito úteis para explorar ainda mais os conteúdos trabalhados e fazer com que os alunos os absorvam de forma mais rápida e interativa.
Promove a motivação dos alunos
As crianças e os adolescentes que hoje frequentam as escolas são os chamados nativos digitais. Eles estão crescendo e vivendo em um ambiente altamente tecnológico, ao contrário dos seus pais e responsáveis, que tiveram que se adaptar a ele.
Assim, ao utilizar os computadores, há uma motivação para que os alunos estudem, pois as atividades serão realizadas em um ambiente que eles conhecem muito e já adotam no seu dia a dia.
Permite a mensuração de resultados
Os computadores em sala de aula podem ser utilizados para atividades como a gamificação, em que os alunos desenvolvem atividades com jogos educativos, visando fixar melhor o aprendizado.
Com os resultados do desempenho dos alunos nos jogos, os professores poderão verificar se os estudantes absorveram bem os conhecimentos que foram repassados em aula. Assim, é possível avaliar a necessidade de fazer aulas de reforço, por exemplo.
Incentiva a produção de conteúdo próprio
Para estimular a criatividade e o aprendizado dos alunos, o professor pode desenvolver atividades lúdicas, como a criação de um blog para cada estudante. Assim, eles poderão atualizar as suas páginas pessoais com posts sobre o conteúdo aprendido.
Essa prática é interessante para que o professor tenha uma visão ampla do aprendizado de cada aluno, além de proporcionar um acompanhamento também por parte dos pais.
Veja como evitar o conteúdo adulto nos computadores da escola
Como você pôde perceber, o uso de computadores nas escolas é muito benéfico. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como evitar o acesso a conteúdos adultos. A seguir, vamos explicar sobre como proceder nesse sentido.
Analise os tipos de conteúdo que devem ser bloqueados
Quando falamos em conteúdo adulto, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça são os sites com fotos e vídeos pornográficos. No entanto, eles não se limitam somente a isso.
Textos com linguagem chula e com muitos palavrões, vídeos e fotos que incentivem ou mostrem qualquer tipo de violência também são considerados conteúdos adultos, e devem ser bloqueados nos computadores da escola.
Além disso, também devem ser bloqueadas páginas que incitem qualquer tipo de ódio, preconceitos raciais, homofobia, pedofilia, bullying, entre outros.
Saiba como fazer o bloqueio de conteúdo adulto
Para fazer o bloqueio do conteúdo adulto em um computador, é possível seguir os seguintes passos:
- clique no ícone de internet na barra de ferramentas e selecione a opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”;
- selecione a opção “Conexão Local” ou “Conexão de Rede sem Fio”;
- clique no botão “Propriedades”;
- entre nas opções de protocolo e em “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)”. Em seguida, marque o campo “Propriedades”;
- marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”;
- no campo “Servidor DNS preferencial”, digite 208.67.222.123;
- no campo “Servidor DNS alternativo”, digite 208.67.220.123;
- finalize a operação clicando em “Ok”’.
Conheça as ferramentas utilizadas para bloquear conteúdos
Apesar de o método anterior ser eficiente para bloquear conteúdos adultos, ele precisa ser feito em todos os computadores, individualmente. Isso tudo gera muita demanda para escolas que têm muitos dispositivos.
Por isso, convém buscar ferramentas que possam bloquear o conteúdo adulto em todos os computadores da rede. Existem diversos programas que possibilitam esse bloqueio — como os distribuídos pela Sun Software.
Entenda os benefícios de bloquear o conteúdo adulto na escola
Bloquear conteúdos adultos gera diversos benefícios para os alunos. Veja algumas das principais vantagens que se pode obter ao adotar essa prática!
Evita a distração dos alunos
O bloqueio de conteúdos indevidos fará com que os alunos possam acessar apenas materiais didáticos selecionados pelo professor em sala de aula. Dessa forma, haverá mais concentração na aula e absorção dos conteúdos pelos alunos.
Além disso, o aluno não poderá compartilhar esse tipo de conteúdo com colegas pelas redes sociais, o que costuma promover não apenas a sua própria distração, mas também a de outros alunos.
Promove aulas adequadas
Se um aluno acessa um conteúdo adulto na sala de aula e é flagrado pelo professor, o profissional deverá interromper o seu discurso para tomar as medidas cabíveis para esse caso, como informar a coordenadoria pedagógica.
Para que as aulas sejam adequadas e esse tipo de problema possa ser evitado, fazer o bloqueio dos conteúdos impróprios é o melhor caminho a ser seguido.
Impossibilita o acesso a materiais inadequados para menores de idade
Quando os alunos estão na escola, a responsabilidade de zelar por sua segurança e integridade é da instituição — seja no ambiente físico ou digital. Por isso, ao promover o bloqueio do conteúdo adulto, a instituição também irá evitar que as crianças e os adolescentes tenham acesso a materiais que são impróprios para sua idade.
Promover o bloqueio de conteúdo adulto nas escolas é uma prática que deve ser adotada pelos profissionais de TI e diretores desse tipo de instituição. Sendo assim, providencie esse tipo de controle o quanto antes.
Quer receber mais informações como essas diretamente no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos!