Nos últimos posts, falamos sobre os desafios encarados pelas equipes ou profissionais responsáveis pela gestão de TI na escola e instituições de ensino e como um software escolar pode oferecer soluções para os procedimentos de monitoramento e reparo.
Hoje listaremos casos de sucesso de instituições de ensino internacionais que facilitaram os procedimentos de suas equipes de TI ao adotarem soluções simples, eliminando problemas de infraestrutura digital que infelizmente ainda são comuns em escolas brasileiras.
Que tal aprender com elas e melhorar as operações de gestão de TI na escola? Acompanhe!
Sem conflitos entre equipe de TI e professores
Mesmo em um contexto de aprimoramento tecnológico dos professores, profissionais de TI sabem como é difícil ter de ensinar procedimentos técnicos a um público “leigo”. Pensando nisso, a instituição britânica Chillwell School adotou o software escolar NetSupport School. Simples e intuitivo, o software logo conquistou os professores, que passaram a utilizá-lo rotineiramente em sala de aula.
Além disso, o sistema de gestão escolar NetSupport School facilitou procedimentos de administração de atualizações e instalação de softwares, centralizando estas operações em uma única ação. A partir daí a equipe de TI da escola passou a realizar estas atividades com muito mais agilidade, permitindo maior produtividade para todo o ambiente.
Solução para atender demandas da direção
Ao depararem-se com uma demanda complexa vinda da direção, a equipe de TI da Cambridge Meridian Academies Trust, tradicional instituição de ensino também localizada na Inglaterra, foi mais longe ainda em seu pacote de soluções para a escola. No caso, o grande desafio era, de modo remoto, controlar acessos a conteúdo inadequado nos computadores do ambiente escolar.
Para cumprir com essa função, o time completou o pack de funcionalidades do NetSupport School com o NetSupport DNA. Assim, passaram a ter um panorama de tudo o que era acessado na escola, podendo vetar sites impróprios para os alunos por pré-definição de links e palavras-chave. A partir daí o que parecia impossível ficou fácil, melhorando a relação do time com a diretoria da escola.
Suporte muito mais fácil para gestão de TI na escola
Outra equipe de TI que foi beneficiada ao complementar as soluções do NetSupport School foi a Cotham School, em Bristol, também na Inglaterra. Responsável pelo suporte a um grande volume de máquinas, o time de tecnologia da informação da escola resolveu investir no NetSupport Assist.
Com a solução, os profissionais passaram a realizar monitoração e atendimento via controle remoto, ou seja, sem sair de suas salas. Dessa forma, eles não só resolviam problemas com maior agilidade, mas também podiam atender mais chamadas sem dores de cabeça. Isso melhorou a performance da escola como um todo e reduziu a carga de operações da equipe de TI.