Os recursos tecnológicos são já se tornaram algo fundamental no dia a dia das empresas, independentemente de seu setor de atuação. Isso porque grande parte das atividades e processos empresariais dependem do bom funcionamento da infraestrutura de TI para que sejam executados de maneira eficiente.
Qualquer equipamento ou sistema de TI que esteja com um mau desempenho pode afetar a produtividade dos colaboradores da empresa e, em alguns casos, até mesmo paralisar o negócio por algum tempo. Por esse motivo, é importante saber quais são os componentes da infraestrutura de TI da empresa e garantir que eles estejam desempenhando seu papel de forma adequada.
Para ajudar você nisso, preparamos este post que explica o funcionamento da infraestrutura de TI na empresa, assim como sua importância. Acompanhe!
Como funciona a infraestrutura de TI em uma empresa?
A infraestrutura de TI funciona como um conjunto de recursos de hardware, software e espaços físicos que permitem fornecer serviços tecnológicos dentro da empresa. Esses serviços dependem dos objetivos do negócio e incluem o acesso à internet, utilização de sistemas empresariais, gerenciamento de dados, prestação de suporte de TI e manutenções em equipamentos etc.
Alguns dos principais componentes que fazem parte da infraestrutura de TI da empresa são:
- dispositivos utilizados pelos colaboradores, como computadores, impressoras etc.;
- dispositivos de rede, como roteadores e switches;
- dispositivos de segurança, como o firewall;
- bancos de dados;
- servidores;
- sistemas de gestão, de gerenciamento de ativos, de monitoramento de performance etc.
Como ela pode afetar a produtividade dos colaboradores?
Quando a infraestrutura de TI não funciona adequadamente, o desempenho de todo os setores do negócio fica prejudicado. Isso porque todos eles precisam dos serviços básicos de TI para funcionar normalmente no dia a dia, como sistemas sempre disponíveis, internet estável e computadores sem defeitos ou lentidão.
Quando algum desses serviços não é fornecido da maneira devida, a produtividade da equipe cai e, muitas vezes, os colaboradores ficam ociosos aguardando a reparação de problemas na infraestrutura. O tempo que eles perdem prejudica os resultados da empresa, principalmente quando o problema ocorre com frequência.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que os colaboradores perdem, em média, 22 minutos por dia lidando com problemas relacionado a TI. Considerando uma jornada de oito horas diárias, 5 dias por semana, em 50 semanas por ano, isso pode resultar em mais de 91 horas de trabalho desperdiçadas anualmente.
Um dos principais problemas que afetam a produtividade é o uso de equipamentos obsoletos, que não são mais capazes de atender às necessidades dos colaboradores. Além de trazerem frustrações e perdas de tempo, equipamentos ultrapassados são ainda geradores de gastos desnecessários, já que precisam de reparos e manutenções com mais frequência.
Como evitar problemas com a infraestrutura de TI?
Por ter um papel tão essencial na empresa, é importante investir em soluções tecnológicas que permitam não só resolver eventuais problemas com a infraestrutura de TI de maneira mais rápida, mas também evitar que eles aconteçam.
Algumas das medidas que podem ser tomadas para atingir esse objetivo são:
- utilizar ferramentas de monitoramento de dispositivos para encontrar a causa de problemas;
- tornar o suporte de TI mais rápido por meio de acesso remoto para realizar manutenções;
- substituir equipamentos obsoletos por novos;
- acompanhar indicadores de desempenho para garantir uma boa performance da infraestrutura de TI;
- investir em soluções de segurança da informação, como gestão de senhas e acessos, detecção de vulnerabilidades etc.
Quais são os benefícios de investir em uma boa infraestrutura de TI?
Ao investir em melhorias na infraestrutura de TI, os colaboradores da empresa ficarão mais satisfeitos com o funcionamento do setor e, certamente, trabalharão de maneira mais eficiente e produtiva. Veja a seguir outros benefícios que podem ser alcançados.
Diminuição de gastos desnecessários
Na hora de fazer investimentos em recursos de tecnologia para o negócio, a empresa deve ter em mente o retorno financeiro que ele trará a longo prazo. Isso porque os investimentos feitos evitarão vários problemas que poderiam surgir futuramente e gerar gastos desnecessários altos para o negócio.
Investir em soluções de infraestrutura de TI é uma forma de se manter preparado para enfrentar problemas que podem gerar perdas financeiras, como ataques cibernéticos ou falhas de equipamentos. Contornar problemas como esses, uma vez que acontecem, pode ser uma tarefa complicada, que demanda tempo e pode inviabilizar temporariamente a continuidade das atividades do negócio — o que impacta sua lucratividade.
Maior autonomia para funcionários
Uma infraestrutura de TI adequada deve dar autonomia aos colaboradores, para que eles não percam tempo ao lidar com ela para desenvolver seu trabalho. Por outro lado, é importante investir em uma ferramenta que permita oferecer autonomia aos colaboradores ao mesmo tempo em que mantém a segurança do ambiente de TI. Por isso, deve-se contar com políticas de segurança e funcionalidades de controle de dispositivos e configurações, para evitar falhas nos sistemas.
Além disso, há mais autonomia para a própria equipe de TI, que passa a contar com ferramentas para agir de maneira proativa e não apenas tentando minimizar danos quando algum problema já aconteceu. Com o uso de softwares adequados, é possível contar com informações estratégicas sobre o desempenho dos dispositivos e tomar decisões para resolver impasses e implementar melhorias.
Otimização do tempo
Uma boa infraestrutura de TI ajuda a otimizar o tempo da equipe, o que permite que ela execute seu trabalho com mais tranquilidade e eficiência. Isso porque, muitas vezes, os gerentes e técnicos de TI perdem várias horas de trabalho tentando corrigir problemas gerados por defeitos ou má performance da infraestrutura.
Com boas soluções de gestão de ativos de TI e equipamentos adequados, o número de contratempos que surgirão será reduzido, o que deixará bastante tempo livre para que a equipe foque em assuntos mais estratégicos. Além disso, caso surja algum problema, ele pode ser identificado mais facilmente por meio do monitoramento do ambiente de TI, para que a equipe possa agir diretamente na raiz do problema.
Como você viu, a infraestrutura de TI da empresa é fundamental para o bom funcionamento do negócio como um todo, já que ela impacta diretamente na produtividade dos colaboradores de todos os departamentos. Porém, existem várias soluções acessíveis, inclusive para pequenas e médias empresas, que permitem torná-la mais eficiente, basta escolher a mais adequada.
Quer saber como a realização de tarefas a distância pode ajudar a prestar um melhor serviço de TI? Fique por dentro dos maiores benefícios do acesso remoto!
infraestrutura de ti Não deixe de conferir nossos vídeos sobre gestão de TI e outros dos nossos materiais ricos!