Uma das vantagens do uso de tecnologia em escolas é a modernização de sala de aula. Nesse cenário, as ferramentas computacionais ficam disponíveis o tempo todo para uso de professores e alunos, de uma forma que permita atender às demandas da educação no nosso século. Contudo, é preciso saber bem como aplicar e o que fazer a fim de organizar a TI na escola para chegar a esse resultado desejado.
Neste artigo, apresentaremos algumas possíveis soluções para tornar a sala de aula um ambiente mais produtivo e interessante para todos. Se quiser gerar mais valor com o setor e dar suporte aos departamentos da sua escola, não deixe de acompanhar!
Qual a importância de estratégias mais modernas?
Utilizar estratégias modernas com ferramentas tecnológicas no contexto escolar é uma ótima abordagem para gerar um ambiente mais propício ao aprendizado eficiente.
Afinal, os alunos já estão conectados o tempo todo e sabem usar corretamente as aplicações e sistemas. Agora, é necessário convencê-los de que isso tudo pode ser usado para o aprendizado ativo.
O uso da tecnologia ajuda a alcançar maior interação e engajamento dos estudantes, pois eles conseguem aprender de uma maneira mais dinâmica e interessante, com estratégias diferenciadas e inovadoras.
Com isso, é possível reduzir o distanciamento que eles costumam ter com o ensino, por acharem que os métodos são tradicionais demais. Como resultado, a taxa de evasão é reduzida.
Educação 3.0
A chamada educação 3.0 é a evolução do modelo tradicional, da 2.0, que era caracterizada pelo ensino focado no professor, grandes turmas e capacidade limitada de personalização do conteúdo.
A versão 3.0 envolve as novas tecnologias para superar essas dificuldades, com a possibilidade do acompanhamento de cada aluno. Cada um pode estar conectado a um computador, por exemplo, com comunicação direta com o do professor.
A educação 3.0 também é marcada pela maior autonomia do aluno, que, agora, se torna o principal agente de conhecimento. Se, antes, o professor era aquele que discursava e detinha o controle total, na atualidade, os estudantes assumem o comando e agem de maneira mais construtiva com o que têm em mãos, trazendo para a prática os conteúdos aprendidos.
Nesse contexto, a tecnologia impacta diretamente o ambiente educacional, servindo como um intermediário entre professor e aluno, um complemento à força dos profissionais humanos, a fim de gerar agilidade no processo, sendo a principal ferramenta que os alunos usam para exercer o seu papel ativo.
Mobilidade
Outro ponto que demonstra a importância da tecnologia é o suporte à mobilidade. As ferramentas computacionais ajudam a reduzir as barreiras de espaço e permitem que as operações sejam realizadas de maneira rápida e descentralizada.
Isso pode ser aplicado ao momento de aula. Por exemplo, com a utilização de smartphones para abordagens diferentes. Também existem casos em que a forma como a sala em si é encarada muda, com o foco maior na autonomia dos alunos até mesmo fora do espaço tradicional.
Benefícios para a escola
A tecnologia na educação é fundamental para otimizar a experiência de alunos e professores, com o suporte para o acesso a mais informações e maior agilidade no processo.
Para a escola que aplicar isso, é interessante do ponto de vista competitivo: modernização de sala de aula e das estratégias significa gerar mais valor para os estudantes, o que destaca a instituição entre as outras e atrai mais alunos.
A melhoria dos resultados é visível e impacta o balanço mensal, a reputação e o crescimento da instituição em longo prazo.
Quais as possíveis soluções para modernização de sala de aula?
Agora, veremos algumas possíveis aplicações de tecnologia na sala de aula. Acompanhe!
Lousa digital
A lousa digital é uma boa opção de aplicação da tecnologia. Com a ferramenta, os professores são capazes de compartilhar informações, apontamentos, animações, vídeos e outros tipos de conteúdo com seus estudantes, de maneira prática e fácil.
Ou seja, eles não precisam mais se prender somente a livros e conteúdo escrito manualmente. A partir disso, as possibilidades de personalização são inúmeras.
Cada aluno pode ter uma tela disponível, o que ajuda na comunicação entre ele e o docente. O professor ganha a possibilidade de investir em métodos específicos para cada turma, com base no que sabe sobre ela, a fim de tornar a experiência adequada a cada conjunto.
Robótica
A robótica também pode ser usada para atividades inovadoras, a fim de gerar ainda mais valor para os estudantes.
A principal vantagem é o fato de que é uma forma ativa de aplicação de conceitos de matemática e raciocínio lógico, além de envolver questões mais profundas de engenharia e gestão de projetos.
Além disso, autonomia, comunicação, interação e maior engajamento dos alunos são algumas das repercussões positivas ao colocá-los para construir coisas.
Tablets
Como apontado no primeiro tópico, a mobilidade é um dos benefícios da tecnologia. Por isso, o uso de tablets já está se tornando uma realidade, com a possibilidade de personalizar ainda mais os conteúdos e utilizar maneiras dinâmicas de abordá-los.
Atividades que envolvem aplicativos específicos, disponíveis para esse tipo de dispositivo, são um bom exemplo de aplicação. O uso pode ser gerenciado de forma centralizada, para evitar distração na sala de aula.
Gamificação e jogos
A gamificação consiste em aplicar conceitos de mecânica de jogos — como recompensa, feedbacks, sistema de pontos, competição, rankings — em diferentes contextos, como é o caso da educação.
A tecnologia também oferece a possibilidade de usar jogos propriamente ditos, para aplicar conteúdos e gerar engajamento, outra boa maneira de modernizar a sala de aula.
Ao utilizar jogos e gamificação, os assuntos estudados são visualizados e compreendidos de outra forma pelos estudantes. Essa aplicação envolve interação, diversão e um aprendizado ágil e despreocupado. Além disso, os alunos se tornam capazes de aplicar o conhecimento no mercado e demais situações da vida.
Internet
O uso de internet na sala de aula também é uma ótima ideia. Com essa possibilidade, os estudantes conseguem acessar sites em tempo real sobre os conteúdos ensinados, para complementar e esclarecer os temas.
Inclusive, é uma boa maneira de fazer pesquisas para resolução de atividades, aprendendo como usar os buscadores corretamente. Claro que para isso são necessários alguns cuidados e proteções adicionais que necessitam ser aplicadas nos computadores, afim de que o uso seja produtivo e saudável.
Redes sociais
O uso de redes sociais pode ser uma estratégia interessante para otimizar a comunicação na escola e fora dela. Além do mais, ajuda a garantir que o uso da tecnologia seja o melhor possível.
Para isso, podem ser criados grupos, nos quais os alunos interajam a fim de solucionar dúvidas, compartilhar conteúdos e aprender ainda mais.
Para obter melhores resultados de aprendizagem, bem como maior interesse e motivação de estudantes, bem como dos professores, é fundamental utilizar essas estratégias citadas.
Assim, é possível utilizar a tecnologia como um suporte e complemento à educação, o que contribui ativamente com o ambiente de ensino e otimiza a reputação da escola.
O que achou de aprender sobre a modernização de sala de aula? Compartilhe conosco seu conhecimento ou dúvidas sobre o tema: é só deixar seu comentário aqui no post!