Responsáveis pela gestão de TI de escolas passam por poucas e boas tendo de atender às inúmeras demandas diárias exigidas pela estrutura multifacetada de uma instituição de ensino. Muitas vezes, um único profissional é responsável por manter todo o sistema em operação, atendendo a professores, direção, alunos e outros.
A situação só piora com o fato de boa parte das escolas brasileiras não estarem preparadas para um contexto de transformação digital. Alheias às tecnologias mais avançadas, mesmo que de simples acesso, sofrem ao primeiro sinal de defeito nas máquinas.
Mas, afinal de contas, quais sãos os principais problemas encontrados por profissionais de TI dentro das infraestruturas digitais das escolas? Vejamos a seguir.
Acúmulo de demandas para gestão de TI de escolas
Profissionais responsáveis pela gestão de TI de escolas costumam sofrer com diversas demandas simultâneas. Muitas vezes, ao mesmo tempo, têm de atender a professores, laboratórios e direção, e todos com urgência!
Desnecessário falar que o deslocamento até os locais toma tempo que poderia ser utilizado em outras atividades.
Solução: sistema de gestão escolar viaplataforma de monitoração e atendimento remoto
Sim, a tecnologia já disponibiliza plataformas que permitem acesso remoto às máquinas que compõem o sistema, permitindo que você atenda mais de uma chamada ao mesmo tempo e resolva problemas de forma simples sem sequer se deslocar.
Direção quer que profissional de TI da escola seja “mutante”
Às vezes as demandas vindas da direção são um tanto quanto…complexas. É preciso ter superpoderes para, por exemplo, responsabilizar-se em monitorar acessos realizados por alunos em sala de aula ou no ambiente de laboratórios.
Ora, como pode um profissional de TI atender chamadas e, ao mesmo tempo, saber o que está sendo acessado em todos os computadores da escola?
Solução: software de monitoramento com bloqueios pré-definidos
Com o auxílio de softwares de monitoração e controle, você pode não só bloquear acessos indevidos em tempo real, como também pré-definir endereços virtuais e palavras-chave que devem ser evitadas no ambiente escolar.
Falhas de comunicação com professores
Mesmo com uma adesão cada vez maior de professores aos benefícios da tecnologia na educação, a comunicação com as equipes de TI ainda é um problema. O que pode parecer simples para o profissional responsável pela gestão de TI de escolas, pode ser complicado para professores.
Assim, muitas vezes, a diferença de níveis de conhecimento sobre computadores não permite que ambas as partes mantenham uma relação didática, e quem perde é a escola.
Solução: softwares educacionais intuitivos voltados ao ensino em sala de aula
A experiência de usuário (UX – do inglês User Experience) é uma das grandes pautas dos desenvolvedores atualmente, assim, softwares escolares são desenvolvidos de maneira a estimularem interação via clique, com estímulos visuais adequados a um repertório de alunos e mestres, permitindo grandes ganhos em sala de aula com procedimentos simples. Assim, toda a escola sai ganhando.
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