Talvez um dos maiores desafios presentes hoje no meio educacional é a dificuldade encontrada pelo diretor e pelo coordenador pedagógico em despertar o interesse do professor em relação às novas tecnologias. Existem alguns fatores que contribuem para isso, como o conflito de gerações, que fazem com que o profissional não tenha muita familiaridade com ferramentas tecnológicas de ensino, e a ideia de que as mesmas podem atrapalhar o processo de aprendizado.
O que não deve ser negado é que esse assunto já é discutido há muito tempo e muitas escolas que adotaram a tecnologia como aliada estão obtendo grandes resultados, enquanto as que ainda resistem são vistas como defasadas. Se na sua instituição de ensino ainda há esse tipo de resistência por parte dos professores, confira abaixo algumas dicas e informações que podem fazer com que mudem de ideia.
Como utilizar as novas tecnologias nas escolas
Antes de mais nada, é importante frisar que quando nos referimos às novas tecnologias não estamos nos referindo aos equipamentos há muito adotados pelas escolas, como os computadores da sala de informática, mas sim a novas ferramentas, criadas com o intuito de auxiliar na gestão do ensino e no controle em sala de aula.
Algumas delas, inclusive, necessitam que os alunos utilizem seus tablets ou celulares, criando nos professores o receio de que haverá queda de rendimento e falta de atenção ao conteúdo ensinado. O que deve ser entendido e transmitido, porém, é que com a aplicação certa e a permissão de uso dentro dos limites, surge maior interesse pelas matérias e o rendimento aumenta, uma vez que os recursos que essas ferramentas apresentam despertam o interesse e tornam o aprendizado mais fácil.
Para fazer com que os professores sejam adeptos às novas tecnologias, portanto, o primeiro passo é mostrar-lhes no que elas são úteis e os benefícios gerais que proporcionam, sempre deixando claro que suas táticas de ensino e suas essências como profissionais não serão afetadas ou diminuídas, apenas complementadas e potencializadas.
Os objetivos e benefícios das novas tecnologias
Existem diversas ferramentas tecnológicas criadas para o uso em escolas, sendo que cada uma possui objetivos específicos, sejam eles voltados para a gestão como um todo ou apenas focados em estimular o ensino tornando as aulas mais dinâmicas. O NetSupport School, por exemplo, é um software criado para possibilitar a administração simultânea de diversos equipamentos, sendo inicialmente uma solução para Windows e hoje compatível com todas as principais plataformas e máquinas do mercado, sejam elas Mac, Linux, Android, iOS ou Chromebook
Com ele, é possível que o professor controle os sites e programas que os alunos acessam de seus equipamentos, lecione o conteúdo diretamente de sua máquina, crie um diário de aula em formato digital e crie avaliações rapidamente.
Mas o que pode de fato despertar o interesse dos professores pelas novas tecnologias são todos os seus inúmeros benefícios, por isso é importante que eles os conheçam e se possível estudem casos reais de sucesso em outras instituições, por isso busque fazer com que se interessem pelo assunto a partir desse ponto.
Entre esses benefícios estão:
- Maior proximidade com os alunos: afinal, eles convivem com a tecnologia diariamente, utilizando celulares e redes sociais, e não encontrar um ambiente tecnológico também na escola, sendo que o mesmo está em praticamente todos os outros lugares, pode ser um empecilho para o aprendizado. Nesse cenário, professores que utilizam ferramentas tradicionais de ensino podem não despertar o interesse desejado e nem mesmo conseguir utilizar a mesma linguagem que os alunos, de modo a se aproximar deles;
- Maior economia para escola: ferramentas como a que citamos acima permitem que até mesmo o uso das impressoras seja controlado, o que evita desperdício de folhas, tinta e energia;
- Acesso a relatórios diversos: a tecnologia possibilita a visualização e criação rápida de diversos relatório e, a partir deles, é possível conferir informações como frequência de faltas ou nível de rendimento dos alunos. Uma vez sabendo onde encontram maior dificuldade, é possível rever as aulas, de modo a deixar o aprendizado nivelado para todos, e também trabalhar o aprendizado colaborativo;
- Mais motivação: por fim, o principal benefício sem dúvidas é o despertar do interesse e o aumento da motivação, que deixam os alunos mais concentrados e estimulados a participarem das aulas.
Se você ainda tem dúvidas ou quer mais dicas e informações de como despertar o interesse do professor pelas novas tecnologias, entre em contato conosco para saber mais sobre as soluções existentes.
Enquanto isso, trabalhe o conteúdo desse post e apresente a todos os professores os benefícios e objetivos de trabalhar fortemente a tecnologia no ambiente escolar, afinal é uma escolha com a qual todos saem ganhando.