As novas tecnologias na educação mudaram a escola. O quadro negro (que na verdade era verde) foi substituído por uma lousa branca (ou lousa digital, como preferir). O giz foi trocado por marcadores e até a lousa de madeira se modernizou quando se tornou um quadro branco e acabou com o pó na hora de apagar as anotações de sala de aula. Esses são apenas alguns exemplos triviais de como a tecnologia na educação mudou panoramas durante os últimos anos.
Parece simples, mas essas mudanças, aparentemente sutis, abriram espaço para discussões inovadoras e mais profundas no campo da aprendizagem. Hoje, no Brasil, são desenvolvidos dois projetos do MEC que buscam fomentar o uso das TICs na educação. O Novo Mais Educação e o Educação Conectada. Ambos são iniciativas para que o Brasil entre em um contexto de maturidade digital já visto em países do mundo desenvolvido. Afinal, na chamada “era da informação”, esse assunto não poderia ser menos relevante.
Foi pensando nisso que elaboramos uma lista com 3 exemplos para elucidar a importância da tecnologia nas escolas. São softwares educacionais.
Os benefícios da tecnologia na gestão escolar 360º
Com um sistema de gestão escolar capaz de apoiar a prática de ensino, desde a sala de aula até o seu ambiente digital de aprendizagem, é possível integrar professores, diretores e equipes de TI para que todos os envolvidos tenham uma visão completa do cenário da sua instituição de ensino.
Dessa forma o trabalho estará sempre sob o controle dos líderes e, todos os funcionários envolvidos nos processos conseguem visualizar o papel de cada um deles na organização, contribuindo para uma melhoria na aplicação do ensino.
Gerenciamento de ativos digitais
Um dos pontos básicos para trabalhar de maneira alinhada às novas tecnologias na educação, é a gestão de ativos da escola.
É importante mapear e identificar os ativos digitais de sua instituição para que todas as suas plataformas e dispositivos estejam sob controle, facilitando os processos de utilização de ambientes – Sala de Aula, Laboratórios, Área Administrativa – garantindo a flexibilidade na gestão.
Autonomia para os professores
A partir de um modelo que privilegia alunos digitais, ao contar com recursos que estejam adaptados a essa nova realidade, os professores de sua escola conseguem mais autonomia para fazer a gestão dos alunos.
Desde o gerenciamento de tarefas até a elaboração de relatórios de desempenho, o profissional de ensino amplia a utilização do seu ambiente digital com as soluções de tecnologia na educação.