A tecnologia tem revolucionado diversos setores da sociedade e facilitado muito a vida das pessoas. Por meio de dispositivos móveis e seus aplicativos, ficou muito mais fácil se locomover, manter contato com amigos e familiares distantes, solicitar tele-entregas, entre tantas outras atividades.
No meio educacional, não é diferente, pois são muitas as opções de cursos com ensino a distância. Além disso, nesse universo, há outra coisa que tem se destacado muito — o software para escola.
Isso se justifica porque esse tipo de programa tem sido muito útil para que as instituições de ensino possam ter uma comunicação mais ampla com os alunos e pais, mantenham o ambiente escolar organizado, entre tantas outras atividades.
Pensando em contribuir para que você entenda mais sobre esse universo, desenvolvemos este post, um verdadeiro guia completo sobre software para escola.
Continue a leitura e entenda como os softwares estão mudando o ensino, as suas contribuições para o desenvolvimento escolar, as principais áreas da escola que são beneficiadas com esses programas, quais são os seus tipos mais comuns e como fazer a escolha da melhor opção.
Ficou interessado em obter todos esses conhecimentos? Então siga a leitura e fique muito bem informado!
Como os softwares estão mudando o ensino?
Os softwares, e a importância da tecnologia na educação de modo geral, estão mudando a forma como o ensino ocorre nos ambientes escolares. Vivemos na chamada sociedade da informação, e é por conta disso que as escolas precisam se adaptar às novas realidades, para que não tenham métodos de ensino obsoletos e para que consigam atrair as novas gerações.
As crianças e adolescentes da contemporaneidade são os chamados nativos digitais. Trata-se das pessoas que nasceram a partir dos anos 2000, em uma época em que já existiam a internet e os recursos digitais.
O velho método de ensino em que o professor passa as lições em um quadro negro, para esse tipo de aluno, já não é interessante. Dentro desse contexto, seria muito mais proveitoso utilizar recursos como a lousa virtual, que consegue reter muito mais a atenção em sala de aula.
A lousa virtual, que, de certa forma, também é controlada por softwares de gestão, possibilita que sejam trabalhados conteúdos interativos nas aulas. Ela permite a reprodução de vídeos, infográficos e diversos recursos visuais que são muito mais atrativos para pessoas que vivem conectadas à internet 24 horas por dia.
A escritora Martha Gabriel, que trabalha em suas obras questões voltadas à educação e à tecnologia, comenta sobre uma teoria que chama de cibridismo. Segundo ela, algo cíbrido é aquilo que mescla as realidades online e offline.
A sociedade contemporânea, portanto, é cíbrida, pois não há mais a necessidade de fazer login em um computador para ter acesso à internet, pois isso é algo que já faz parte do nosso cotidiano e estamos conectados 24 horas por dia.
A partir desse conceito, podemos interpretar que a tecnologia no ambiente escolar, por meio dos softwares, resolve problemas que não são uma novidade, mas que são mais acentuados em tempos digitais. É o caso, por exemplo, do cyberbullying.
Acompanhamento de cyberbullying
O bullying é um problema enfrentado pelas escolas há muitos anos, porém, se torna ainda mais difícil de controlar quando migra para os ambientes virtuais. Isso porque as redes sociais, blogs e sites têm um poder de alcance que vai muito além dos muros da escola, fazendo com que as vítimas se sintam ainda mais constrangidas com as brincadeiras de mau gosto.
Nesse sentido, o software escolar também pode ser um aliado, pois possibilita que sejam feitos controles de acesso e monitoramentos de tela. Essas práticas coíbem o cyberbullying, pois os alunos sabem que estão sendo vigiados ou monitorados pelos professores também no ambiente digital.
Além disso, um software escolar pode permitir que os alunos relatem preocupações, ou “aflições”, de forma discreta e segura, a um membro da escola em que tenham confiança. Os alunos também podem anexar documentos e capturas de tela com os detalhes de sua preocupação. As preocupações reportadas podem ser qualquer tipo de abuso físico, estresse emocional ou o testemunho sobre o comportamento de outro aluno.
Esses softwares também permitem a monitoração de palavras-chave que os alunos estão usando quando digitam, copiam texto para a área de transferência ou pesquisam na Internet. Palavras e sentenças que tenham conteúdo como racismo, homofobia e outras ou que possam sugerir que alunos estão envolvidos em atividades que os colocariam em risco geram alertas aos professores, pedagogos, psicólogos e demais responsáveis, permitindo que acompanhem mais de perto seu comportamento.
Adicionalmente, as escolas podem criar vários perfis para diferentes grupos de alunos. Dessa forma, é possível implementar uma monitoração adequada à idade, com suas respectivas restrições.
Desempenho do estudante
Outro ponto que vem sendo modificado pelo software escolar é o acompanhamento do desempenho do aluno. Por meio desses programas, é possível ter uma visão ampla do aprendizado de todos.
Os professores de cada disciplina lançam as notas no sistema, e o coordenador pedagógico pode ter uma visão ampla sobre como cada aluno tem evoluído em cada matéria ou área do conhecimento.
Se um aluno tiver uma dificuldade em uma disciplina específica, como a matemática, pode ser que algumas aulas de reforço resolvam o problema. Agora, se o aluno não estiver bem em todas ou na maioria das disciplinas, isso pode indicar que está passando por alguma situação física ou psicológica que careça de atenção.
Nesse sentido, o software escolar contribui para a avaliação do desempenho escolar de cada aluno e o monitoramento por parte dos professores da atenção em sala de aula que cada estudante tem.
Em suma, os softwares escolares possibilitam a criação de um ambiente virtual de aprendizagem completo, e isso não só tem revolucionado a educação, como tem possibilitado que a escola evolua na sociedade da informação. Somente assim é possível seguir agradando os nativos digitais, geração que já tem os meios digitais enraizados em sua cultura.
Como os softwares podem contribuir para o desenvolvimento escolar?
O software para escola tem o propósito de oferecer as melhores soluções em tecnologia para as instituições de ensino. A ideia é que os sistemas possam melhorar o desempenho escolar de forma global, atingindo todas as áreas que são de sua competência.
Para que você compreenda melhor as contribuições que um software escolar pode trazer, as dividimos em quatro módulos: sala de aula, operações de TI, monitoramento e performance e segurança da informação. A seguir, comentaremos cada um deles. Acompanhe!
1. Sala de aula
Na sala de aula, os softwares facilitam a gestão de TI e funcionam como verdadeiros pacotes completos para a gestão e administração escolar. Desse modos, os professores poderão fazer o gerenciamento de lições para os alunos, controlar os acesso a sites indevidos, acompanhar os relatórios de desempenho dos estudantes e seguir o calendário letivo da instituição.
A direção, por sua vez, poderá fazer o acompanhamento dos ativos da escola, verificar o comportamento dos alunos, coletar dados para campanhas de volta às aulas, entre tantas outras atribuições.
2. Operações de TI
No que se refere às operações de TI, um dos principais recursos que o software de escola traz está relacionado à comunicação. Nesse caso, estamos falando da comunicação na escola, ou seja, os contatos internos entre direção, professores e funcionários e também da comunicação externa, com alunos e pais de alunos.
Ainda sobre as operações de TI, podemos destacar o suporte que a área de tecnologia da informação dá para que os diretores e técnicos das escolas possam desenvolver suas atividades administrativas. Dentre essas funções, podemos destacar o monitoramento de ativos em tempo real, a gestão de licenças e contratos etc.
Em suma, com um sistema organizado, fica muito mais fácil identificar e resolver os problemas na gestão de TI nas escolas.
3. Monitoramento e performance
Em se tratando de questões que envolvem o monitoramento e a performance, os softwares de escola se destacam por possibilitarem que se façam análises e acompanhamento de indicadores do seu uso.
Dessa forma, podem ser identificados problemas, acompanhadas metas de performance e controlados os consumos excessivos dos recursos. Além disso, é possível fazer uma análise histórica da performance.
O sistema também gera relatórios abrangentes, que envolvem dados de performance, alertas de gargalo, relatórios de experiência do usuário etc.
4. Segurança da informação
Finalmente, os softwares de escola também podem contribuir para a segurança da informação nas instituições de ensino. Isso porque esse tipo de sistema tem facilidade para detectar e reparar vulnerabilidades.
O sistema também possibilita o controle das senhas, possibilitando um workflow para as concessões de acesso. Isso quer dizer que o gestor da instituição de ensino pode controlar quais pessoas terão acesso a cada área do sistema, por meio de um controle de senhas.
Essas são algumas das contribuições que os softwares escolares podem trazer para as instituições de ensino, porém, eles não são limitados apenas a isso. Esse tipo de programa gera muitas vantagens, as quais comentaremos no intertítulo a seguir.
Quais áreas da escola podem ser beneficiadas com o uso de software?
O uso de um software para escola pode trazer benefícios para diversas áreas da instituição de ensino, conforme destacado anteriormente. Nos tópicos abaixo, falaremos dos principais setores que são impactados por essa tecnologia. Veja!
Sala de aula
Fazer a programação das aulas, acompanhar o calendário e cronograma pedagógico da escola, controlar ambientes virtuais de aprendizagem, disponibilizar conteúdos para os alunos etc. Todos esses são exemplos de recursos e vantagens que softwares para escola trazem quando estamos falando exclusivamente do seu uso em sala de aula.
Esse programa proporciona aos professores muito mais autonomia, recursos e formas de estar sempre inovando e buscando por novos meios de desenvolver as práticas pedagógicas de ensino. É possível experimentar e encontrar as melhores soluções para atender as novas gerações e repassar conhecimentos a eles.
Marketing
O departamento de marketing da escola também é beneficiado com um software. Isso se justifica porque os responsáveis pelo setor poderão ter acesso a dados, como indicadores e métricas, que podem ser utilizados em campanhas para a captação de novos alunos.
Se, por meio do software, for detectado que 90% dos alunos têm notas acima da média, divulgar essa informação pode ser interessante, não é mesmo? Afinal, ela comprova que a educação na escola é de qualidade, e isso pode atrair mais alunos para a instituição de ensino.
Almoxarifado
O software também realiza o controle de estoque e outras atividades referentes ao almoxarifado, como é o caso da merenda escolar. Tudo poderá ser comprado, armazenado e guardado de forma adequada, seguindo as indicações do sistema.
Assim, os nutricionistas que elaboram os cardápios da escola poderão solicitar ao setor de compras os alimentos necessários para a produção da merenda. Com o software, esses funcionários poderão verificar o que é necessário comprar e o que já está no estoque.
Utilizamos aqui o exemplo da merenda, mas esse benefício não se limita à cozinha, se estendendo também a outros departamentos da escola, como para fazer a compra de material escolar e produtos de limpeza, entre tantos outros recursos.
Setor contábil
O setor contábil também é beneficiado com o software para escola, pois possibilita que o gestor saiba como estão as finanças da instituição, de forma ampla. O programa tem recursos que envolvem contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, controle de pagamentos etc.
Ainda envolvendo a área da contabilidade da escola, pode-se controlar a inadimplência. Assim, os responsáveis pelas cobranças poderão entrar em contato com os alunos ou pais que estão com as mensalidades atrasadas, para que façam o pagamento o mais breve possível e, assim, evitem que as dívidas se estendam.
As cobranças podem ser monitoradas diariamente e, dessa forma, assim que um pagamento não for identificado, poderão ser emitidas as cobranças para os responsáveis.
Recursos humanos
A área de recursos humanos da escola pode utilizar do software para fazer o monitoramento do controle de ponto dos funcionários. Assim, são facilitadas questões como a folha de pagamento, evitando que se perca muito tempo fazendo cálculos trabalhistas.
O RH também pode monitorar as atividades dos professores e outros funcionários, verificando se eles estão cumprindo as suas atividades de forma adequada.
Histórico escolar
É de responsabilidade das escolas oferecer o histórico escolar a ex-alunos, sempre que eles solicitarem. Geralmente, o documento é pedido quando alguém vai entrar em uma instituição de ensino superior, é aprovado em um concurso público etc.
Com um software de escola, é possível guardar o histórico de todos os alunos. Isso facilita para que o documento seja prontamente encontrado, sempre que for solicitado por alguém.
Quais são os principais tipos de softwares para escolas?
Os softwares educativos representam muito para as escolas e permitem que diversas questões pedagógicas e administrativas sejam desenvolvidas mais facilmente. Veja alguns exemplos!
Tutoriais
Os softwares para tutoriais são aqueles em que são disponibilizados conteúdos de acordo com uma sequência pedagógica, para que os alunos assimilem algum conhecimento prático.
Ao ensinar sobre a tabela periódica dos elementos, por exemplo, o professor de química poderá desenvolver um conteúdo em forma de tutorial e disponibilizá-lo nesses softwares. Dessa forma, os alunos terão muito mais praticidade para entender a forma de utilização dos componentes químicos.
Softwares de exercício e prática
Existem softwares exclusivos para que os alunos façam exercícios para fixar o aprendizado das disciplinas escolares, como língua portuguesa, matemática, física, química, história, geografia, entre outras.
A ideia é que o professor trabalhe os conteúdos em sala de aula e solicite que os alunos façam os exercícios de forma eletrônica, na própria escola ou como dever de casa. Assim, haverá mais interatividade ao desenvolver a atividade.
Enciclopédias eletrônicas
As enciclopédias eletrônicas funcionam como as tradicionais, porém. vão muito além, pois têm características de hipertexto. Isso quer dizer que um conteúdo pode ter links que direcionem para sites, vídeos interativos, infográficos e assim por diante, enriquecendo profundamente a experiência de estudo e pesquisa do aluno.
Os softwares com enciclopédias podem ser indicados para leitura em sala de aula e também como exercício para, em casa, o aluno fixar o aprendizado. Como tudo é disponibilizado na nuvem, os estudantes podem fazer o acesso às informações em suas casas ou nos locais de sua preferência.
Sistemas de gestão
Saindo do meio educacional e indo para os serviços administrativos, podemos falar dos sistemas de gestão. Esse tipo de programa é aquele que controla as matrículas, fluxo de caixa, controle de estoque, entre outras atribuições desse setor.
Como escolher software para escola?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios e tipos dos softwares para escola, deve estar se perguntando sobre como escolher a melhor opção para a sua instituição de ensino, não é mesmo? Temos algumas dicas para que você possa levar em consideração. Acompanhe!
Envolva a sua equipe no processo
É importante que a escolha do software não seja algo que envolve apenas uma pessoa, mas sim representantes de todas as áreas da empresa. É indicado que haja um debate sobre o assunto, para que, juntos, todos cheguem a uma decisão sobre o sistema que parece ser mais interessante para a instituição.
Solicite materiais de apresentação
Acesse o site das empresas que desenvolvem software para escola e verifique os materiais de apresentação que elas oferecem. Assim, você poderá analisar qual tem mais funcionalidades que se adequam à necessidade da sua escola.
Analise as questões relacionadas à segurança
A segurança é imprescindível para que você não perca dados importantes dos alunos e funcionários e documentos sigilosos da escola de modo geral. Por isso, antes de escolher um software, convém verificar as questões relacionadas à segurança — se o sistema é criptografado, por exemplo.
Veja se é oferecido suporte técnico
É importante que você não compre um software que não tenha um suporte técnico que possa orientar a sua equipe caso surja qualquer problema. Por isso, veja quais são as políticas da empresa desenvolvedora em relação a esse assunto.
Analise os sistemas de comunicação
É importante que a comunicação das escolas seja eficiente, seja ela interna ou externa. Por isso, é relevante que seja escolhido um programa que tenha recursos disponíveis para isso.
Os tradicionais bilhetes enviados para os pais na agenda do aluno podem ser substituídos por comunicados via e-mail, por exemplo.
Veja se são oferecidas atualizações
A tecnologia é algo que se desenvolve a cada dia; por isso, devem ser oferecidas atualizações. A ideia é que, de tempos em tempos, sejam feitas modificações no programa, gerando, dessa forma, um fluxo de melhoria contínua por meio do feedback dos colaboradores, por exemplo.
Observe se é possível fazer a emissão de relatórios
Os relatórios são importantes para todas as áreas da escola, e é por isso que deve-se verificar se o sistema possibilita isso. Deve-se analisar se é possível emitir documentos com resumos com indicadores de desempenho dos processos, conhecimento dos alunos etc.
Solicite um teste gratuito
Para que você veja se o software de escola é realmente bom e se a sua instituição se adapta a ele, solicite um teste gratuito. Existem algumas empresas desenvolvedoras que oferecem esse tipo de degustação pelo período de um mês, de forma totalmente gratuita.
Após o término desse período, se julgar que o software é de qualidade e realmente traz benefícios para a escola, você pode fazer a contratação do sistema por um período indeterminado.
Como você pôde perceber no decorrer deste guia completo sobre software para escola, esse tipo de programa traz diversos benefícios para as instituições de ensino. Além do mais, é muito útil para atrair a atenção dos alunos dessa geração que já nasceu digital, organizar as rotinas administrativas e gerar diferenciais em relação aos concorrentes que ainda não utilizam esse tipo de tecnologia.
Nesse momento de escolha, é muito interessante que você encontre uma boa empresa para firmar parceria e escolha um software para escola que seja adequado para a sua instituição. A SunSoftware tem mais de 30 anos de experiência nesse mercado e, no decorrer de todo esse tempo, acompanhou a revolução tecnológica por que o mundo passou, adequando os seus sistemas.
Oferecemos a melhor opção em software para escola, com diversos recursos que vão revolucionar o ensino e as práticas administrativas em sua instituição de ensino. Se você se interessou e quer deixar de vez o passado para trás, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o nosso produto!