As crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados. Os pequenos têm perfis nas redes sociais, conversam por meio de aplicativos de mensagens, assistem a vídeos em serviços de streaming etc.
Tudo isso, é claro, precisa ser supervisionado pelos pais e professores, uma vez que existe muito conteúdo impróprio na internet.
No entanto, os novos recursos tecnológicos não devem ser vistos apenas como vilões, mas também como uma forma de gerar mais aprendizado.
Exemplo disso pode ser visto com as dinâmicas de grupo para alunos, que podem ser implementadas nas instituições de ensino.
Neste post, vamos apresentar estratégias que atraem a atenção dos alunos, o que também é importante para as aulas de informática.
Acompanhe dicas para inovar em sala de aula com dinâmica de grupo para alunos!
Tenha a tecnologia como aliada
A tecnologia precisa ser vista como uma aliada para as atividades educacionais.
E engana-se quem pensa que o uso desses recursos apenas isola e torna as pessoas mais distantes; pelo contrário, ela pode aproximar pessoas e fazer com que dinâmicas de grupo para alunos sejam criadas nos ambientes virtuais.
Em aulas de interpretação de texto ou literatura, por exemplo, os professores poderão abrir fóruns na internet e propor aos alunos que compartilhem seus pontos de vista sobre um artigo ou a resenha de um livro lido.
Em seguida, os colegas podem acessar as produções uns dos outros e tecer comentários, iniciando um debate.
O professor deve intermediar os comentários e orientar os alunos a sempre fazer críticas ou expor a sua opinião de forma respeitosa. Isso é imprescindível nos dias atuais, quando vemos muito discurso de ódio ser propagado nas redes sociais, por exemplo.
Utilize diferentes tipos de mídias
As mídias a serem utilizadas para as dinâmicas de grupo podem ser as mais diversas possíveis. A produção textual, de áudios e vídeos, assim como em outros meios, pode ser incentivada para estimular o aprendizado dos alunos.
Imagine, por exemplo, que um professor de história proponha um trabalho sobre a história do Brasil.
Nesse caso, os alunos podem ser divididos em grupos, em que cada um deles ficará responsável por produzir conteúdos sobre um determinado tema, como o descobrimento, o período imperial, a primeira república, a ditadura militar, a nova república etc.
Assim, cada grupo poderá utilizar as mídias digitais e produzir podcasts ou séries de vídeos sobre o tema para o qual foram designados.
Depois disso, o material poderá ser disponibilizado aos colegas para que todos adquiram os conhecimentos resultantes da pesquisa. Isso fará com que os estudantes se sintam mais integrados e engajados nos estudos!
Incentive dinâmicas que gerem debates e discussões
Ao promover uma dinâmica de grupo para alunos, os professores devem sempre pensar na pluralidade que as discussões podem trazer.
A ideia é que sejam promovidos debates para a troca de opiniões de forma construtiva, uma vez que, principalmente nas ciências humanas, não existe uma única visão correta sobre um determinado tema.
Uma proposta interessante a ser desenvolvida é escolher assuntos polêmicos e dividir os alunos em grupos, nos quais um será responsável por apontar pontos de vista sob um viés, e o outro, sob outro.
Assim, se inicia um debate rico, com argumentos válidos e exposições feitas sempre de forma respeitosa.
Essas dinâmicas contribuem para que os alunos compreendam os diferentes pontos de vista que se pode ter sobre um mesmo assunto. Para a vida profissional futura e a vivência em sociedade como um todo, isso é imprescindível.
Trabalhe com filmes para provocar reflexões
Outra mídia que pode ser utilizada para inovar em sala de aula é o cinema. Hoje, exibir filmes para os alunos se tornou ainda mais prático e confortável, com o uso de ferramentas tecnológicas como a lousa virtual, que reproduz esse tipo de conteúdo.
Os filmes escolhidos precisam trazer mensagens construtivas e que contribuam para a reflexão sobre determinados temas a serem discutidos posteriormente em uma dinâmica de grupos.
Uma boa alternativa é trabalhar com filmes ou séries que estejam em evidência no momento e que gerem interesse para os jovens. Exemplo disso é a série 13 Reasons Why, da Netflix, que narra a história de Hannah Baker, uma jovem que é vítima de bullying e acaba cometendo suicídio.
Trazer essa questão para debate é interessante para evitar que situações como a mostrada no seriado se desenvolvam na instituição.
Faça com que os alunos se envolvam com a comunidade
Viver em sociedade e envolvido com a comunidade é importante para qualquer cidadão, uma vez que as relações interpessoais fazem com que os objetivos sejam alcançados pelas pessoas. É papel da escola contribuir para isso e fazer com que os alunos despertem seu senso comunitário.
Uma dinâmica em grupo para alunos, nesse sentido, pode servir para que a escola fique mais inserida na comunidade em que ela atua e, assim, haja uma troca entre a instituição e os moradores locais.
Os alunos podem se engajar em uma campanha social promovida por meio da internet para arrecadar fundos para uma ONG ou instituição de caridade que atue na cidade, por exemplo.
Obviamente, tudo deverá ser monitorado pelo professor, para que os estudantes não só realizem essa atividade, mas compreendam sua importância dentro do contexto do conteúdo escolar.
Promova a sala de aula invertida
A sala de aula invertida é um conceito bastante interessante para ser trabalhado nas escolas. Funciona da seguinte forma: o professor propõe um tema, que deve ser pesquisado pelos alunos e levado para a exposição no encontro seguinte.
No decorrer da apresentação dos alunos, os professores podem intervir, trazendo contribuições sobre o tema ou fazendo correções, caso seja necessário.
Essas são algumas dicas para que você possa inovar em sala de aula com uma dinâmica de grupo para alunos.
Ao colocá-las em prática, você conseguirá mais resultados positivos no aprendizado e, certamente, terá alunos mais motivados com os estudos, e portanto, mais produtivos.
Este artigo foi útil para você? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, os seus colegas professores também poderão ter acesso a essas ideias interessantes para inovar na sala de aula!