Coordenar uma escola ou campus não é uma tarefa tão simples quanto parece, pois as demandas surgem de diversas partes, em diversos momentos do dia a dia. Saber dar atenção a todas elas e solucionar todos os problemas que por vezes aparecem junto é uma das competências que se espera de um coordenador pedagógico, mas será que não existem formas de tornar esse trabalho mais fácil e, ao mesmo tempo, deixá-lo com mais qualidade?
A resposta é sim. O coordenador pedagógico pode contar com diversas alternativas capazes de fazer o trabalho fluir de uma melhor forma, e muitas delas estão ligadas diretamente à evolução tecnológica. São softwares que auxiliam na gestão da sala de aula e da instituição como um todo, porém, sem saber qual de fato é seu papel, dificilmente esse coordenador saberá obter o melhor desse tipo de ferramenta.
Portanto, se você é um coordenador pedagógico e por vezes se vê perdido em relação a todas as tarefas que precisa desempenhar, sentindo necessidade de um auxílio, confira nesse post uma das soluções que pode adotar.
O que faz um coordenador pedagógico
Antes, é importante relembrar qual o seu real papel dentro da instituição em que trabalha, que vai muito além de “apagar incêndios” e resolver problemas pontuais, como muitas vezes fica no imaginário dos alunos e de outras pessoas que não acompanham de perto esse tipo de trabalho.
Um coordenador pedagógico, em essência, deve fazer a ponte entre os indivíduos, criando uma relação sólida e de qualidade entre alunos, professores e diretores, além de trabalhar também os conteúdos educativos. Entre algumas de suas atribuições podemos citar:
-
Avaliar de perto todo o processo de ensino, o que inclui o nível de aprendizado dos alunos e dificuldades encontradas pelos mesmos e pelos professores;
-
Tornar a comunicação entre alunos e professores clara e fácil;
-
Determinar quais os melhores materiais que devem ser utilizados para facilitar o ensino e consequentemente o aprendizado.
Porém, como citamos no início do post, existem ainda outras partes que merecem a atenção do coordenador no que diz respeito à gestão da sala de aula, como fazer a ponte também entre a instituição e os pais, além de buscar sempre formas inovadoras que facilitem o ensino e estimulem o aprendizado.
Outro ponto fundamental de um bom profissional dessa área é a capacidade de dar respostas rápidas para as solicitações que chegam dos diretores, demais coordenadores, pais e alunos, sendo que para isso também é preciso adotar alternativas inovadoras, como as ferramentas tecnológicas criadas com a finalidade de facilitar o trabalho de quem está ensinando e de quem irá aprender, como citada no parágrafo acima.
Ferramentas para gestão de salas de aula
Entre essas ferramentas que podem ser adotadas para essa finalidade estão aquelas como a NetSupport School, que possuem diversas finalidades e proporcionam ótimos benefícios, como economia de tempo e dinheiro e maior segurança em relação a acesso de conteúdos indevidos.
No que diz respeito ao seu trabalho como coordenador pedagógico as vantagens existentes são:
-
Possibilidade de acompanhar os conteúdos das aulas de cada professor e auxiliar no planejamento e encaixe dos mesmos na grade curricular, uma vez que os mesmos podem ser inseridos diretamente na plataforma, deixando mais fácil também para os alunos entender os objetivos de cada aula;
-
Acompanhamento do nível de rendimento de aprendizado de cada aluno, observando também onde há maior dificuldade;
-
Elaboração de estratégias para criar nivelamento de aprendizado, com base no acompanhamento acima;
-
Controle do que os alunos acessam durante as aulas, criando maior foco e concentração.
O uso da tecnologia em sala de aula vem se mostrando cada vez mais eficaz, criando inclusive alunos mais motivados com as possibilidades de aprender de forma diferente e interativa. Ela também permite que os alunos possam expor suas dificuldades de forma discreta para obter ajuda dos professores.
Logo, a gestão de sala de aula se torna mais fácil e completa, pois é possível trabalhar todas as partes de forma integrada e responder às solicitações rapidamente. Caso um aluno se sinta desconfortável com algo, por exemplo, poderá se manifestar através da ferramenta, mantendo uma descrição do fato.
Já se um pai ficar inseguro em relação ao que seu filho está aprendendo, será possível obter rapidamente um relatório sobre esse aluno, contendo informações como o conteúdo passado e a metodologia aplicada. Isso, claro, também auxilia a escola a entender o que está ou não funcionando como estímulo para o aprendizado.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como a tecnologia pode mudar a gestão de salas de aula para melhor rapidamente? Converse com a nossa equipe agora mesmo e conheça casos reais de instituições que já vivenciam essa mudança.