Um estudo recente realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) apontou um dado que deve servir de alerta para professores, diretores e educadores em geral. No Brasil, um a cada dez alunos do ensino fundamental afirmaram ser vítimas de bullying.
Trata-se de 10% dos alunos afirmando sofrer agressões verbais ou físicas frequentes na escola, sem contar, é claro, possíveis casos que preferiram esconder informações sensíveis por motivos pessoais.
Mas, para além das práticas de conscientização, como coibir a prática no ambiente de sala de aula? Como descobrir que um aluno está sofrendo bullying? O uso da tecnologia na escola pode ser uma aliada preciosa nessa situação!
Como evitar o cyber-bullying no ambiente escolar
Admitir a tecnologia no ambiente escolar e, especificamente, nas lições em sala de aula, é demanda obrigatória para escolas plenamente inseridas no século 21. Mas, afinal, como evitar que alunos utilizem destas soluções de maneira inadequada, usando soluções de chat, busca e compartilhamento para agredirem verbalmente e psicologicamente uns aos outros?
-
Controle de acessos
Com aplicações tecnológicas em sala de aula, o professor realiza um gerenciamento completo do uso da internet, definindo listas de URLs e sub-URLs aprovadas e bloqueadas de maneira centralizada, por exemplo.
-
Monitoramento de telas
Além disso, com a mesma solução de tecnologia na escola professores podem ter acesso e visibilidade de todas as telas controladas por sua própria maquina na sala de aula. Dessa forma, pode averiguar os acessos de alunos que estão apresentando um comportamento estranho durante a aula, bloqueando acessos indevidos.
-
Comunicação ativa
A comunicação é um forte aliado no combate ao bullying. Porém, professores conhecem o desafio que é incentivarem alunos adolescentes a falarem sobre problemas que vêm passando com pessoas de faixas etárias mais avançadas – até mesmo com seus pais!
Neste momento delicado, é importante que o aluno possa ter a segurança para falar sobre seus problemas. Nesta situação, canais diretos de comunicação entre alunos e mestres podem ser preciosos para que o aluno que sofre bullying fale abertamente sobre seus casos.
-
Acompanhamento de desempenho
Outra solução que pode prover diagnósticos importantes é a capacidade da tecnologia de organizar dados de desempenho dos alunos. Assim, mudanças bruscas, mostrando quedas abruptas no rendimento, aumento no número de faltas, ou outros comportamentos anômalos podem ser percebidos para que atitudes sejam tomadas em favor do aluno.
Estas são algumas soluções de tecnologia na escola para combate ao bullying em sala de aula. Quer conhecer mais perspectivas digitais para escola? Baixe agora nosso conteúdo especial, clique no banner abaixo e não esqueça de assinar nossa newsletter no formulário ao lado!