As soluções de acesso remoto tornaram-se um importante diferencial para a prestação de serviços de TI nas escolas, sobretudo em ocasiões nas quais a presença física de um profissional é inviável.
Essas ferramentas permitem a realização de diversas tarefas a distância, dependendo, apenas, da implementação de um sistema especializado nessa tecnologia. Pensando nisso, apresentamos, neste artigo, como funciona o acesso remoto a computadores e seus principais benefícios. Boa leitura!
O que significa fazer acesso remoto a computadores?
O acesso remoto é uma solução que possibilita aos computadores externos acessar redes de computadores e dispositivos às quais eles não estão fisicamente conectados. Tais servidores, de modo geral, pertencem a grandes instituições ou empresas.
As conexões são realizadas com sistemas de segurança que se baseiam na criptografia de dados, oferecendo vantagens consideráveis para os setores responsáveis pela manutenção e controle.
Desde um ponto de vista prático, essa ferramenta possibilita o acesso a arquivos empresariais de importância crítica, bem como e-mails, dados e outras informações relevantes, assegurando ao receptor uma adequada visualização do que é reproduzido nos computadores principais.
O mecanismo permite, além disso, compartilhar as telas para ocasiões como aulas a distância ou palestras, realizando modificações nos conteúdos via permissões diretas nos computadores.
Controlar as máquinas de terceiros, a fim de oferecer suporte para softwares, também é possível via web. Sendo assim, os técnicos especializados podem realizar manutenções sem, para isso, estar fisicamente presentes no local.
Dito de outra forma, é possível acessar, usando os meios adequados, computadores pertencentes a qualquer sistema operacional via desktops, tablets, notebooks e smartphones.
Quais são os principais benefícios de usar o acesso remoto?
Você, provavelmente, já deve ter notado, mas é muito importante mencionar que o acesso remoto pode eliminar ou reduzir significativamente os deslocamentos das equipes técnicas. Além desse benefício, destacam-se:
Agilidade nos processos
Essa solução permite aos usuários acessar os servidores da empresa a partir de qualquer lugar. Isso dispensa a presença física de colaboradores para resolver problemas, resultando em maior agilidade nos processos.
Redução de despesas com infraestrutura
Com o acesso remoto, sua organização poderá poupar cifras consideráveis com infraestrutura. Isso é possível porque alguns colaboradores poderão adotar o home office como sistema de trabalho. Além de economizar com o deslocamento de colaboradores, você também reduzirá as despesas de acomodação dos profissionais no escritório, seja próprio ou alugado.
Maior produtividade
O acesso remoto permite aumentar a produtividade dentro de períodos relativamente menores de tempo. Sua equipe poupará tempo com deslocamentos e, também, com as cópias de arquivos, o que traz ganhos bastante interessantes em termos de produtividade.
O fato de que os colaboradores poderem aproveitar o tempo que seria usado no deslocamento entre trabalho e casa para resolver questões relacionadas ao seu negócio é um benefício que, devido à sua relevância, não deve, de modo algum, ser negligenciado.
Utilizando dispositivos móveis, os membros da sua equipe poderão manusear os arquivos da organização e garantir suas entregas dentro de tempo hábil, sem contar os ganhos em flexibilidade para atrair novos negócios e aprimorar suas performances.
O sistema de trabalho conhecido como home office que, aliás, vem sendo intensamente favorecido pelas tecnologias de acesso remoto, deve servir, também, para aumentar o ânimo e a motivação dos colaboradores.
Entre outras possibilidades trazidas por esse modelo de trabalho, destaca-se a perspectiva de que, ao trabalharem um ou mais dias da semana em suas próprias casas, os colaboradores terão sua produtividade e desempenho otimizados.
Mobilidade
A mobilidade deve ser considerada um grande benefício do acesso remoto. Afinal, a depender da utilização que uma determinada pessoa faz de um computador (seja para o trabalho ou para atender a fins pessoais), essa tecnologia certamente cairá como uma luva.
Isso engloba atividades que vão desde a manutenção de softwares até as consultas realizadas em bancos de dados pessoais via dispositivos móveis ou outros computadores.
De modo geral, presenciamos, na atualidade, que a computação na nuvem e a virtualização são apenas versões mais abrangentes dos conceitos trazidos pelo acesso remoto, à medida que os usuários controlam seus softwares e arquivos a distância.
Suporte
As equipes de TI podem fazer o monitoramento remoto dos dispositivos digitais de todos os seus colaboradores, bem como o de quaisquer equipamentos conectados, incluindo, impressoras, routers, centrais telefônicas etc.
Considere, por exemplo, que um de seus colaboradores se encontra em viagem e precisa se conectar para trabalhar em um determinado projeto. O que aconteceria se, nesse caso, se seu trabalho fosse interrompido por um problema em seu laptop?
Trata-se de apenas um exemplo dos prejuízos que podem ocorrer se não houver um serviço remoto para solucionar esses e outros tipos de defeitos.
Otimização de serviços
Conforme mencionado, a sua equipe poderá acessar o sistema da organização a partir de qualquer lugar, em dispositivos móveis, notebooks e tablets. Com isso, as demandas do trabalho podem ser atendidas muito mais facilmente, mediante o efetivo acesso ao banco de dados da empresa.
Logo, o acesso remoto agiliza as rotinas operacionais e viabiliza o trabalho a distância com a otimização do cumprimento de tarefas e a inexistência da necessidade de copiar arquivos e documentos em HDs externos e pendrives, propiciando a otimização de serviços por meio de:
- integração entre os membros da equipe;
- utilização de cópias atualizadas;
- garantia da integridade dos arquivos;
- elevação da efetividade das rotinas de trabalho;
- redução das preocupações dos membros da equipe.
Maior segurança
É comum que certas empresas, principalmente as PMEs, resistam a implementar novas soluções tecnológicas como o acesso remoto, receando vulnerabilizar seus sistemas e deixá-los à mercê de vírus ou ciberataques.
Porém, na prática, a proteção proporcionada pelo acesso através de uma VPN é realizada pelos mesmos tipos de protocolos de segurança que já existem na grande maioria das redes convencionais que, assim, contam com recursos capazes de barrar os ataques de agentes prejudiciais aos computadores.
Assim, as redes não se tornam mais vulneráveis ao ataque de hackers, pois, na VPN, o túnel de dados é altamente seguro, e a fornecedora de serviços de acesso remoto se responsabiliza por garantir a segurança dos processos.
Portanto, você pode usar os recursos com tranquilidade, dado que a VPN é adequadamente protegida contra ameaças.
Cumpre ressaltar, por fim, que é necessário observar alguns cuidados ao utilizar o acesso remoto em sua empresa. Criar e divulgar amplamente uma política de monitoramento é absolutamente fundamental.
Além disso, é altamente recomendável obter assessoria especializada, para se assegurar de que as devidas precauções serão seguidas e, assim, de que sua organização esteja pronta para aproveitar todos os benefícios do acesso remoto.
Gostou do artigo? Quais são as principais vantagens observadas pela sua empresa a partir da implementação do acesso remoto? Deixe um comentário no post e divida a sua opinião conosco!